Literatura | Notas

Academia Rio-Grandense de Letras abre inscrições para prêmio literário

Change Size Text
Academia Rio-Grandense de Letras abre inscrições para prêmio literário Foto: Divulgação Academia

Até 19 de agosto estão abertas as inscrições para a sexta edição do concurso literário da Academia Rio-Grandense de Letras (ARL). São seis categorias: romance, crônica, narrativa curta (conto ou miniconto), poesia, literatura infantil e tese ou dissertação sobre literatura gaúcha – todas de autores sul-rio-grandenses e obras em primeira edição. O prêmio, conferido anualmente, tem como objetivo destacar autores gaúchos que tenham obra consistente e de qualidade no cenário nacional, assim como promover a crítica literária sobre a literatura gaúcha.

Na mesma oportunidade, a ARL concederá o Troféu Olinto de Oliveira a pessoa física ou jurídica que tenha desenvolvido ações, projetos ou iniciativas que contribuíram notavelmente para a promoção cultural no Rio Grande do Sul, sobretudo nas áreas do livro, da leitura e da literatura. O nome do troféu é uma homenagem a Olinto de Oliveira, personalidade que se distinguiu pelos incansáveis esforços na promoção da cultura em nosso estado, sendo um dos fundadores e primeiro presidente da ARL, além de fundador da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, do Instituto de Belas Artes, do Club Haydn e da primeira galeria de arte da cidade.

O vencedor do prêmio de melhor livro de narrativa ficcional curta (conto ou miniconto) receberá o Troféu Simões Lopes Neto. E o de melhor romance ganhará o Troféu Alcides Maya. Para o melhor livro de crônicas será entregue o Troféu Apolinário Porto Alegre. Será concedido o Troféu Carlos Urbim ao melhor livro de literatura infantil, independente de gênero. O melhor livro de poesia receberá o Troféu Alceu Wamosy. E para a melhor tese ou dissertação sobre literatura gaúcha em nível de mestrado ou de doutorado, que tenha como tema a obra de um autor sul-rio-grandense ou um texto literário escrito por autor do Estado, será entregue o Troféu Dyonélio Machado. Podem ser inscritos livros publicados em primeira edição no ano de 2021

A inscrição deve ser realizada pelo autor ou por alguém que o represente, e exclusivamente pelo Correio, enviada para a sede da Academia (Rua dos Andradas, 1234, conj. 1002 – CEP 90020-008 – Porto Alegre – RS). O regulamento completo do Prêmio pode ser acessado no site da ARL.

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?