Artes Visuais | Notas

Acervo Documental do MARGS será digitalizado com recursos de fundo americano para preservação cultural

Change Size Text
Acervo Documental do MARGS será digitalizado com recursos de fundo americano para preservação cultural Foto: Raul Holtz/Divulgação

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e o Consulado-Geral dos EUA em Porto Alegre anunciam o Projeto de Digitalização do Acervo Documental do MARGS. A iniciativa será financiada com recursos do Fundo de Embaixadores para Preservação Cultural (Ambassadors’ Fund for Cultural Preservation – AFCP). 

Viabilizando, por meio da Associação de Amigos — AAMARGS, a compra de equipamentos e a contratação de serviços especializados por profissionais que se somarão à equipe do Museu, a iniciativa garantirá que toda a coleção de arquivos do MARGS, estimada em mais de 250.000 páginas, seja convertida para formato digital e ofertada em plataforma online — o Tainacan, um repositório digital com software livre.

Assim, será oportunizado acesso público e irrestrito em meio digital a um acervo de arquivos que faz do MARGS um centro de referência documental para a pesquisa, o estudo e a preservação da memória visual e artística sul-rio-grandense e brasileira (nas áreas de artes visuais, história da arte, patrimônio e museus/instituições, entre outras).

Além de proporcionar maior alcance na disponibilização do Acervo Documental do MARGS à sociedade, o Projeto de Digitalização oportunizará também maior facilidade de consulta às informações históricas documentadas pelo Museu para todos os interessados, como estudantes e pesquisadores, e mesmo para o público em geral. Ao mesmo tempo, garantirá a preservação e a segurança desta importante coleção documental pública, cuja totalidade se encontra até aqui apenas em formato físico.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?