Música | Notas

Adriana Deffenti lança versão com audiodescrição do clipe de “Controversa”

Change Size Text
Adriana Deffenti lança versão com audiodescrição do clipe de “Controversa” Frame do clipe.

A cantora e compositora gaúcha, Adriana Deffenti, apresenta a versão com audiodescrição do videoclipe da música Controversa. O lançamento acontece neste domingo (13/12), às 20h, no YouTube.

Foi do encontro com o amigo Felipe Mianes, que surgiu a idéia de produzir o clipe da música Controversa com audiodescrição. Lançado no último 23 de setembro, o clipe marca o encontro de Adriana com a cantora Valéria Barcellos.

Audiodescritor, pesquisador e formador na área de acessibilidade cultural, Felipe foi o orientador desse processo que, na prática, não é difícil, mas envolve questões complexas.

O audiodescritor assiste ao vídeo e escreve um texto descrevendo o que vê, considerando o tempo e ritmo da música. O texto fica nas partes instrumentais e repetições de refrão, de preferência. Logo se contrata um locutor, que deve ter a voz com timbre contrastante ao da voz cantada. Ele grava a locução do texto elaborado, que é mixada com o áudio da música. Junta-se som e imagem e tchan! Nasce um videoclipe com audiodescrição. Relativamente simples e barato.

Mas por que ainda existe tão pouco conteúdo para cegos no Brasil e no mundo?

Felipe Mianes responde que “Há falta de conhecimento dos realizadores culturais sobre os recursos de acessibilidade e suas possibilidades para engajar essa parcela do público. Somado a isso, ainda há uma ideia de que audiodescrição é algo de menor importância e que representa mais custos e trabalho na hora de produzir conteúdo. É muito importante oferecer a oportunidade para que todas as pessoas usufruam da arte com equidade (…) é uma forma de apresentar para as pessoas sem deficiência recursos de acessibilidade que elas podem utilizar nos processos de inclusão e demonstrar o quanto essas iniciativas podem ser benéficas, inclusive estimulando a empatia.”

— Fico muito feliz em contribuir com uma obra artística acessível à comunidade de pessoas com deficiência visual, ainda mais no dia Nacional do Deficiente Visual. Me considero uma pessoa de sorte por ter uma amiga e  grande artista como Valéria Barcellos, pessoa trans, interpretando minha canção ao meu lado nesse clipe. E de ter o Felipe me apoiando pela inclusão de cegos e deficientes visuais. A identificação dos dois com a letra de Controversa, esse protesto irônico de quem só quer poder ser o que é, me faz reconhecer a autenticidade e o valor do meu trabalho, me deixa orgulhosa — diz Adriana. 

Felipe Mianes e Adriana Deffenti. Foto: Divulgação


PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?