Música | Notas

Álbum dos Irmãos Lora apresenta encontro do violão 7 Cordas com handpan

Change Size Text
Álbum dos Irmãos Lora apresenta encontro do violão 7 Cordas com handpan Foto: Filipe Rafaeli/Divulgação

Na próxima sexta-feira (21/5), estará disponível em todos os aplicativos de música o álbum homônimo Irmãos Lora. Neste novo lançamento da gravadora Audio Porto, o duo formado por Alexandre Lora e Douglas Lora, apresenta em nove faixas o primeiro encontro em álbum do violão de 7 Cordas com o handpan.

Alexandre Lora é considerado um dos mais respeitados músicos e estudiosos das possibilidades melódicas e rí­tmicas do Handpan, instrumento de origem Suíça desenvolvido no começo dos anos 2000. Douglas Lora figura entre os novos expoentes do Violão de 7 Cordas. É o primeiro registro dos irmãos como dupla depois de já terem tocado juntos em grupos, como o Caraivana e o Trio Brasileiro, projeto que rendeu indicação ao Grammy Internacional, na categoria Best World Music Album, em 2017, com o álbum Rosa dos Ventos, de Anat Cohen e Trio Brasileiro. Também por serem referência internacional em seus respectivos instrumentos, tanto Alexandre como Douglas, são constantemente convidados para ministrar cursos nos Estados Unidos e Europa.

Ao combinar o violão tipicamente brasileiro, surgido no final do século XIX, com um instrumento ainda recente na história da música, os Irmãos Lora trazem um trabalho contemporâneo, inédito e instigante na música instrumental brasileira e universal. No decorrer do álbum é possível perceber que a conversa entre os instrumentos, somada também a texturas de percussões e sintetizador, gera sons interessantes.

Harmônicos surgem e se mesclam numa unidade musical que preenche os ouvidos com as mais variadas camadas. Vale aqui destacar o trabalho técnico de gravação do estúdio Audio Porto que possibilitou a captação dessa nova música com tamanha eficiência e nitidez, a impressão é de que estamos juntos com os músicos dentro da sala de gravação. 

O prazeroso passeio pelo desconhecido promovido pelos Irmãos Lora causa uma agradável surpresa quando percebemos ritmos brasileiros interpretados de uma maneira única dialogando com referências do mundo inteiro. Os Irmãos Lora promovem neste encontro novas perspectivas na música e na própria noção de fronteiras, que no álbum não existem mais. As nove composições autorais levam os ouvintes a diferentes endereços de um novo mapa musical. 

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?