Artes Visuais | Notas

André Severo e Paula Krause participam de mostra inédita no CCBB Brasília

Change Size Text
André Severo e Paula Krause participam de mostra inédita no CCBB Brasília Foto: CCBB/Divulgação

Quando me surpreendo ao fundo do espelho assusto-me. Mal posso acreditar que tenho limites, que sou recortada e definida. Sinto-me espalhada no ar, pensando dentro das criaturas, vivendo nas coisas além de mim mesma (Clarice Lispector, Perto do Coração Selvagem).

Espelho Labirinto propõe um novo modo de interagir com a arte. A escritora Clarice Lispector, autora de textos intimistas, foi a grande inspiração dos curadores  para o formato da exposição inédita que abre o calendário de 2022 do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília com trabalhos de artistas brasileiros contemporâneos. A mostra, que será inaugurada no dia 19 de janeiro no CCBB Brasília, sugere ao visitante que identifique os autores das obras e suas conexões, um desafio lúdico que o CCBB acolhe em seu amplo espaço. Esta é uma rara oportunidade para conhecer 180 obras de 85 artistas em um único lugar.

As obras expostas fazem parte da coleção Sérgio Carvalho e entre os 85 artistas que participam da exposição constam nomes premiados como Christus Nóbrega, Luiza Baldan, Flávio Cerqueira, Sandra Cinto, Regina Silveira, Coletivo Três Pe, Sofia Borges, Nazareno, Laerte Ramos, André Severo e Paula Krause. A maioria dos artistas é ganhadora ou foi indicada ao Prêmio PIPA, que reconhece artistas brasileiros contemporâneos.

O trabalho dos artistas está organizado em três ambientes do Centro Cultural, proporcionando que o visitante passeie entre as inúmeras instalações dos jardins do amplo espaço aberto e ainda aprecie uma das mais belas vistas de Brasília, como a Ponte JK e o Lago Paranoá. É aqui que a agenda cultural também se transforma em roteiro turístico.

Com carreiras individuais consolidadas, André Severo e Paula Krause são referência na arte contemporânea do Rio Grande do Sul. Severo, que foi curador da 30ª Bienal de São Paulo e da representação brasileira na 55ª Bienal de Veneza, produziu mais de uma dezena de filmes. Krause, que apresentou sua obra na Rendez-Vous 13, mostra paralela à Bienal de Lyon, em 2013, desenvolve seu trabalho plástico por meio da fotografia, do audiovisual e da performance. Companheiros na vida e na arte, sempre colaboraram nos trabalhos individuais de um e de outro.

Serviço
Exposição Espelho Labirinto
CCBB Brasília, de 19 de janeiro a 13 de março de 2022
De terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Localização: SCES, Trecho 2, Lote 22, Brasília, DF
Fone: (61) 31087600

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?