Agenda | Cinema | Notas

Arte gaúcha ganha websérie documental com dez episódios

Change Size Text
Arte gaúcha ganha websérie documental com dez episódios Foto: Laura Gallas/Divulgação

A guasqueria é um patrimônio imaterial. Transformar o couro – essência do pampa, em aperos e apetrechos, é uma arte. Através do projeto Ofício dos guasqueiros e a arte gaúcha do couro, os pelotenses Rodrigo Lobato Schlee e Fernanda Valente de Souza, espraiam o resultado de suas pesquisas de usos e costumes da cultura gaúcha para o mundo virtual. Para convidar o público a viajar nas origens deste secular ofício será produzida uma websérie documental, dividida em dez episódios. A estreia acontece nesta terça-feira (22/6), às 18h, com o episódio O Couro na Cultura Pampeana, disponibilizado no YouTube

O trabalho desenvolvido há duas décadas pelo casal foi contemplado no Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em Parceria com a Fundação Marcopolo com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc.

“Nosso objetivo é levar o ofício da guasqueria a novos públicos, contando um pouco desta longa história e demonstrando as técnicas através da internet”, destaca Fernanda. Os episódios traçam a trajetória da presença do couro na cultura pampeana, passando pelo surgimento do ofício de guasqueiro, as ferramentas utilizadas, peças específicas e todos os detalhes da arte em couro cru no apero crioulo. “Estamos falando de uma das primeiras e mais tradicionais manifestações artísticas do sul do Brasil, atividade que fez parte da formação da identidade do povo que hoje é chamado gentilicamente de gaúcho”, complementa Rodrigo.

As gravações ocorreram em Gramado e os vídeos terão legenda descritiva para pessoas com deficiência auditiva. O casal de pesquisadores é proprietário da Matería Capitão Rodrigo, em Gramado – local onde a cultura gaúcha tem destaque especial em uma exposição permanente de objetos com história ligadas a formação do povo gaúcho. Acompanhe os bastidores do projeto no Instagram @materiacapitaorodrigo.

terça-feira, 22 a 22 de junho de 2021 | 18h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?