Música | Notas

Arthur Nogueira canta Caetano Veloso no álbum “Sucesso Bendito”

Change Size Text
Arthur Nogueira canta Caetano Veloso no álbum “Sucesso Bendito” Foto: Miro/Divulgação

Em voz e violão, o artista paraense Arthur Nogueira percorre 50 anos de música em 10 canções. O álbum Sucesso Bendito reúne composições de Caetano Veloso de diferentes épocas, que carregam em si aspectos fundadores do país e que tiveram papel fundamental também na construção da poética de Arthur. O lançamento será nas principais plataformas digitais, no dia 16 de julho.

Prestes a lançar seu quinto álbum de composições inéditas, o cantor e compositor Arthur Nogueira recebeu o convite do SESC RJ para fazer uma live interpretando as canções de Caetano Veloso em voz e violão. O projeto despertou o interesse do DJ Zé Pedro, proprietário e curador da gravadora Joia Moderna, que provocou o paraense a registrar suas versões em estúdio. Sucesso Bendito, música gravada por Maria Bethânia em 1984, é a faixa escolhida para dar nome à homenagem de Arthur Nogueira ao artista brasileiro que mais o inspira. Trata-se de um passeio pela obra excelsa e atemporal de Caetano Veloso através da voz de um dos mais destacados compositores brasileiros contemporâneos.

Capa de “Sucesso Bendito”/Divulgação

Jogando luz no ofício de cantar, Arthur saúda a força estranha que move o trabalho de todo artista, por meio de canções pouco revisitadas, como Pronta Pra Cantar, composta para Maria Bethânia e lançada por ela em dueto com Nina Simone em 1990, e José, lançada pelo próprio Caetano em 1987. O repertório abarca ainda toda a dramaticidade do compositor baiano mais apaixonado pelo cinema, com Giulietta Masina e Drama, e o romantismo sui generis de Menino Deus e Eu te amo.

Produzido por Alexandre Fontanetti, o álbum foi gravado ao vivo no estúdio Space Blues, em São Paulo, no dia 19 de junho. Para captar o som de forma analógica, foram usados microfones valvulados e de fita (Ribbon) para a voz e dois pares estéreo de condensadores para o violão, além de pré-amplificadores valvulados dos anos 1960, das marcas Ampex e Altec, e o clássico Neve 33135. Arthur Nogueira (Belém, 1988) é cantor, compositor e produtor musical. Lançou quatro álbuns próprios e compôs para grandes vozes, como Gal Costa e Fafá de Belém.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?