Artes Visuais, Notas

Artistas gaúchos que doaram obras para leilão da Fundação Iberê ganham exposição coletiva

Change Size Text
Artistas gaúchos que doaram obras para leilão da Fundação Iberê ganham exposição coletiva Obra de Nara Fogaça/Divulgação

De 3 a 12 de setembro, a Fundação Iberê recebe exposição com trabalhos de 41 artistas gaúchos que doaram obras para o leilão virtual da instituição, realizado em setembro do ano passado. Organizado por Ingrid de Króes, Olga Velho e Cris Leal, Artistas Gaúchos na Fundação Iberê – Participantes do Leilão 2020 é uma retribuição ao apoio à manutenção da Fundação e a viabilização de sua programação artística no primeiro ano da pandemia do coronavírus. 

No dia 2, ocorre um preview para convidados, realizado pela Blend Experiências, empresa comandada por três nomes de peso no mercado gaúcho: Ennio Lopes Moreira, Juliana Bier Moreira e Laura Bier Moreira, respectivamente pai e filhas, e curadoria gastronômica da By Roubadinhas, com patrocínio exclusivo da Golden Lake.

O leilão, que ofereceu 132 obras de importantes nomes da arte brasileira – a maioria gaúchos –, além de joias e itens de design, arrecadou R$ 714 mil. “Em um ano difícil para todos, em que a Fundação Iberê teve que se reinventar para viabilizar seu funcionamento, tivemos a linda surpresa de receber o apoio de inúmeros artistas para o nosso primeiro leilão virtual, nos sentimos verdadeiramente acolhidos. E como forma de agradecimento, retribuímos com uma exposição coletiva dos artistas gaúchos que abraçaram esta causa com a gente. É um reconhecimento; é o nosso agradecimento”, destaca Ingrid.

Integram a mostra coletiva os seguintes artistas: Ana Andueza, André Santos, Andressa Cantergiani, Angela Zaffari, Antônio Augusto Bueno, Arminda Lopes, Bebeto Alves, Celma Paese, Claudia Hamerski, Clóvis Martins da Costa, Constança Brunelli, Cris Leal, Cristie Boff, Dione Veiga Viera, Elvira Forttuna, Erico Santos, Fabio Balen, Fernanda Gassen, Fernanda Valadares, Glória Corbetta, Hidalgo Adams, Jaqueline Biazus, Karen Axelrud, Luanda Francisco, Lúcio Spier, Marion Lunke, Mariza Carpes, Nara B. Sirotsky, Nara Fogaça, Olga Velho, Pablo Ferreti, Paulo Amaral, Paulo Favalli, Paulo Hoffmeister Neto, Sandra Rey, Sandro Ka, Sílvia Brum, Tina Felice, Tita Macedo, Ubiratan Fernandes e Vera Reichert.

Visitação

Devido a montagem da exposição Artistas Gaúchos na Fundação Iberê – Leilão 2020 e preview, o centro cultural não abrirá no dia 2 (quinta-feira). Excepcionalmente nos dias 6 e 7 de setembro (segunda e terça), a Fundação recebe o público gratuitamente, sem necessidade de agendamento. No dia 9 (quinta-feira) será retomado o horário normal de visitação. Obrigatório o uso de máscara, a medição de temperatura e o distanciamento social.

RELACIONADAS

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito