Artes Visuais | Notas

Atelier Livre Xico Stockinger abre inscrições para cursos online

Change Size Text
Atelier Livre Xico Stockinger abre inscrições para cursos online Foto: Renata Timm/Divulgação

O Atelier Livre Xico Stockinger abre inscrições para mais um lote de cursos online a partir de fevereiro com inicio das aulas na segunda quinzena de março.

Serão ofertados 15 cursos nas mais diversas modalidades: pintura, performance, papietagem, desenho e teóricos ministrados por instrutores da própria instituição e artistas visuais atuantes na cidade de Porto Alegre, selecionados no edital realizado pela SMC em fevereiro de 2020.

Andressa Cantergiani apresenta o curso PERFORMATIVIDADX sobre performance arte e performatividades para estudo, investigação, pensamento e experimentação contemporânea e seus desdobramentos a partir da prática de artistas contemporâneas, de projetos individuais e do coletivo emergente desejante em aula.

A seleção traz dois cursos de pintura, com as artistas da nova geração, Letícia Lopes, vencedora do Prêmio Aliança Francesa em 2019, e Carla Barth que possui diversas pinturas em espaços urbanos da cidade. O curso rápido de Pintura e Arte Urbana tem foco na experimentação de técnicas de pintura associada à ideia de cartazes. Já Letícia intercala aulas práticas e teóricas com o objetivo ampliar e investigar cruzamentos entre a técnica e a poética de pintura acrílica e os princípios da colagem e seus desdobramentos gráficos em Oficina de pintura: a colagem como mapeamento do processo criativo.

José Francisco Alves é especialista em gestão de patrimônio e organização profissional do artista plástico. Em seu curso Arte como Profissão aborda questões da situação do mercado de trabalho do artista até a elaboração correta de currículos, portfólios e preparo de exposições e relacionamentos profissionais. Também oferecerá o curso História da Arte no RS, que compreende um apanhado panorâmico da História da Arte no Rio Grande do Sul, períodos, artistas, movimentos e instituições. Conhecimento da evolução das artes plásticas e seu sistema em nosso território.

RECINTO: POEMA-ESPAÇO de Adauany Zimovski tem como objetivo “tatear” algumas noções sobre espaço/espacialidade através de uma pesquisa a partir de referências bibliográficas sobre o tema e também da produção poética de artistas visuais.

Ana Flávia Baldisserotto segue neste semestre com o Atelier de Observação Orgânica voltado para a produção de arte e cuidado com a vida onde desenhar, aquarelar, fotografar, plantar, escrever e pesquisar sobre a vida vegetal se combinam organicamente entre os espaços da casa, da rua e da memória. Já nos encontros abertos do No Coração da Agulha que consiste em rodas abertas de bordado livre e escuta.

Experimentações Expressivas com Daisy Viola é destinado a pensar e realizar trabalhos individuais para serem desenvolvidas durante o semestre em qualquer linguagem artística. Oferece também o curso Trabalho. Espelho. Eu. com foco no desenvolvimento da leitura, verbalização, e escrita sobre trabalhos já desenvolvidos pelos alunos, assim como estabelecer o vínculo entre o artista e o seu trabalho.

Lucas Icó oferece o curso Arte, Pública, Ontem e Hoje, onde apresenta um panorama sobre discussões recentes da relação entre a arte, políticas espaciais e contexto social a partir de referenciais da história, crítica e teoria da arte, e também da filosofia, sociologia e geografia.

E através da utilização e reciclagem de papéis, Eleonora Fabres lança um curso de papietagem, que se propõe a utilizar o papel como material para a construção de trabalhos expressivos. Ela também disponibilizará nas redes sociais do Atelier Livre conteúdos abertos sobre a Arte Popular Brasileira abordando imagens de diferentes regiões do país com análise das características de materiais e técnicas.

Confira a programação no blog.

O Atelier é um equipamento da Prefeitura de Porto Alegre, integrado à Coordenação de Artes Visuais da Secretaria Municipal de Cultura. Promove cursos práticos e teóricos, ações colaborativas, além de diversas atividades paralelas: encontros, exposições, palestras, o tradicional Festival de Artes Cidade de Porto Alegre, a Feira de Arte Gráfica Noa Noa e ações no Centro de Cultivo do Centro Municipal de Cultura. Esse ano completará 60 anos de existência que serão comemorados com uma série de eventos ao longo do ano.

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?