Artes Visuais | Notas

Atividades do CHC Santa Casa integram a 19ª Semana Nacional dos Museus

Change Size Text
Atividades do CHC Santa Casa integram a 19ª Semana Nacional dos Museus Cartaz. Foto: Divulgação

O CHC Santa Casa integra a programação da 19ª Semana Nacional dos Museus, temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiros dos Museus que acontece anualmente. Entre os dias 13 e 26 de maio, o CHC Santa Casa oferece uma programação especial e gratuita sobre o tema O futuro dos museus: recuperar e reimaginar. Todas as atividades serão transmitidas pelo canal do YouTube do CHC Santa Casa e as inscrições devem ser feitas em sympla.com.br/CHCSantaCasa.  

Programação

13/05, às 15h – Oficina de Fotografia: dicas práticas de conservação e preservação 

No interior de cada família, a fotografia se transforma em um objeto simbólico de rememoração, lembrança e vínculos entre os indivíduos. Nesta oficina, Vanessa Gomes de Campos irá apresentar dicas práticas de como conservá-las, protegendo-as dos danos e degradação física. Dessa forma, é possível preservá-las, retardando e prevenindo a deterioração deste importante material.

19/05, às 19h – Live: Museus em tempos de pandemia 

A pandemia da Covid-19 impôs muitos desafios no âmbito cultural, especialmente às equipes dos museus. Restrições e protocolos reorientaram condutas de acesso e preservação dos acervos, exigindo criatividade no fazer museológico. Nesta live, as museólogas Ana Celina e Marcia Bertotto apresentam o trabalho desenvolvido pelo GT Museus no Rio Grande do Sul. 

25/05, às 19h – CHC Educa – Percursos do Museu da Vida no campo da acessibilidade cultural 

Serão apresentadas algumas experiências do Museu da Vida na implementação da acessibilidade cultural. Este é um importante aspecto que fortalece a divulgação científica e popularização da ciência ampliando a presença e participação de diversos perfis de público em museus e centros culturais. A palestrante será a bióloga e educadora Hilda da Silva Gomes.  

26/05, às 19h – Live: Salvando a Monalisa  Uma das obras mais famosas do mundo, a Gioconda ou Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, já passou por momentos difíceis fora do Museu do Louvre em mais de uma ocasião. Nessa palestra é possível acompanhar mais de perto dois desses momentos: o primeiro em 1911, quando foi roubada do museu; e o outro a partir de 1939, quando teve que ser transferida e escondida devido ao início da Segunda Guerra Mundial. A palestra será proferida pela historiadora e museóloga Karine Lima da Costa.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?