Música | Notas

Biba Meira apresenta novo disco solo “Microscópicos Ritmos de uma Máquina de Escrever”

Change Size Text
Biba Meira apresenta novo disco solo “Microscópicos Ritmos de uma Máquina de Escrever” Foto: Julia Pianta

Microscópicos Ritmos de uma Máquina de Escrever, o novo álbum de Biba Meira, produzido por ela e por Edo Portugal, nasceu em uma noite de insônia na pandemia. Nele, Biba Meira põe em prática a criação e gravação de composições melódicas e rítmicas, tendo como elementos principais uma máquina de escrever e sons percussivos e ruídos da cidade. O lançamento será no dia 1° de outubro.

O novo disco é um trabalho autoral de Biba, que conta com a parceria de vários artistas da cidade que toparam o desafio proposto por ela em mais um de seus criativos projetos. 

Edu K, Flávio Santos e Castor Daudt (parceiros no DeFalla), Diego Dias, Miriã Farias, Samara Moraes, Negra Jaque, Gutcha Ramil, Dessa Ferreira, Dejeane Arruèe, Luciano Albo, Carlos Stein e Veco Marques, se uniram aos artistas que gravaram a primeira leva de músicas que somam no disco, entre eles, Marcelo Fornazier, Nina Nicolaiewsky, Julia Pianta, Raquel Pianta, Luís Nenung, Marcelo Granja, Arthur de Faria e Daniela Garcia. Os vídeos têm as assinaturas de Rogério Brasil Ferrari, Lisi Kieling, Eduardo Christofoli, Alexandre Birck entre outros.

As bases das músicas foram criadas no estúdio caseiro de Biba, que, com a pandemia, se viu obrigada a aprender a gravar. Utilizando a máquina de escrever e outros instrumentos percussivos, além de sons da cidade que foram captados ao ar livre nas redondezas, as bases foram surgindo em sons de galopes dos cavalos, montanha russa do Parquinho, elevador do edifício, carros, papagaios do parque. 

A partir desse processo, as bases eram entregues aos convidados, que finalizavam as composições com total liberdade de criação. Muitas gravações foram feitas no próprio celular dos compositores. Depois de prontas, essas gravações voltavam para Biba, que finalizava com o Edo Portugal, responsável também pelas mixagens e masterizações.  

O EP é um lançamento da Ímã Records, selo que lança seu segundo disco em 2021.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?