Agenda | Notas

BS Festival discute temas para o pós-pandemia na cultura, economia criativa e inovação

Change Size Text
BS Festival discute temas para o pós-pandemia na cultura, economia criativa e inovação Foto: Marlon Erthal/Marginal Club/Divulgação

Em 2020, devido às restrições provocadas pela pandemia, um dos principais eventos de inovação e economia criativa do país – o BS Festival – acontecerá totalmente online, entre os dias 24 e 27 de novembro.

A iniciativa, realizada e produzida pelo BS Project e Grupo Austral, abordará temas sobre empreendedorismo, economia criativa, empoderamento e inovação. A programação também terá atrações culturais como shows, exposições fotográficas, lançamento de fanzine de arte e workshop de desenho e composição de zine.

Uma das novidades da edição atual é que ao invés de palestrantes, o festival terá provocadores. A ideia é que os debatedores provoquem o público ao final de cada evento. Ou seja, seguindo uma das premissas do projeto, retirar as pessoas de uma possível zona de conforto.

— Somos um festival multicultural que lança olhares diversos sobre as grandes provocações do mundo. Nós falamos de inovação com um olhar diverso, aberto e que chega a todos os níveis: da cultura à economia. Pensando nisso, a nossa grade de provocadores transita por diversas áreas do conhecimento, portanto, trouxemos vozes para debater questões atuais e capazes de tirem as pessoas da zona de conforto — destaca João Ramos, sócio fundador do BS Project e um dos idealizadores do BS Festival, juntamente com o Grupo Austral.

Outro destaque da programação são as duas propostas artísticas que apresentam as mudanças das relações humanas com a arte em virtude da pandemia. A primeira é a Revista Digital Lança, uma fanzine online, que reunirá jovens artistas do mundo da fotografia, grafite, ilustração digital, da tatuagem, entre outros. A segunda é a Exposição TXYZ, do fotógrafo Haruo Kaneko. A exposição mostra uma série de prints tirados com modelos ao redor do mundo.

Por fim, mas não menos importante, buscando aproximar arte e público, a Papelera, tradicional feira itinerante de arte em Porto Alegre produzirá o Workshop online Papelera de desenho e composição de zine. O foco é apresentar o mercado de artes gráficas, técnicas de desenho e observação, exercícios de criatividade, metodologias e não metodologias e a composição do zine.

A programação completa está disponível no site do evento.

Entre os destaques da edição 2020, a música ganha espaço pela originalidade e empoderamento feminino.

Confira a programação musical:

Terça (24/11) – Bibiana Petek e Lilia Trentini

Quarta (25/11) – Nani Medeiros

Quinta (26/11) – Yas Speransa

Sexta (27/11) – Rê Adegas

terça-feira, 24 a 27 de novembro de 2020 | 17h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?