Cultura | Educação | Notas

Câmera Causa Na Escola leva oficinas de audiovisual a 12 municípios do Rio Grande do Sul

Change Size Text
Câmera Causa Na Escola leva oficinas de audiovisual a 12 municípios do Rio Grande do Sul Foto: Elizabeth Thiel

Um dos idealizadores do projeto Câmera Causa, Gustavo Spolidoro, teve o insight, em 2018, de criar o projeto que chega a mais uma edição – o Câmera Causa na Escola. A iniciativa leva, junto ao Governo do RS, oficinas de audiovisual para adolescentes de 12 escolas em 12 cidades do interior do Estado. O trabalho está sendo realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-Cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura.

As oficinas têm como proposta capacitar professores e estudantes na realização de curtas de ficção, docs, clipes, reportagens, tutoriais e animações através de dispositivos móveis. O circuito teve início no dia 13 de setembro, nos municípios de Esteio e Sapucaia do Sul, com atividades nas escolas E.E.E.M Jardim Planalto (Esteio) e  I.E.E. Rubén Darío (Sapucaia do Sul). 

Após os três encontros presenciais com os realizadores Gustavo Spolidoro e Lucas Heitor Beal Sant’Anna, onde são abordados conteúdos sobre o audiovisual, professores e estudantes contam com uma consultoria online para ajudar nos projetos e ainda com uma sessão online com a presença de convidados e familiares para a exibição de suas produções. 

Nos dias 21 a 23 de setembro, o Câmera Causa na Escola passa pelos municípios de Alvorada e Cachoeirinha, pelas escolas E.E.E.M Campos Verdes e E.E.E.M Neuza Brizola respectivamente. Já de 04 a 06 de outubro, é a vez de Bento Gonçalves (C.E. Landell de Moura), Farroupilha (Colégio Estadual Farroupilha), Pelotas (E.E.E.M Areal) e Rio Grande (E.E.E.M Roberto Bastos Tellechea) receberem o projeto. Tramandaí (E.E.E.M Nossa Senhora Aparecida), Capão da Canoa (Instituto Estadual Riachuelo), Cruz Alta (I.E.E.Prof. Annes Dias) e Ijuí (E.E.E.M. Emil Glitz) finalizam o circuito de oficinas de 25 a 27 de outubro.

Para o encerramento do Câmera Causa Na Escola, em dezembro de 2021, está previsto ainda um Festival com todas as produções desenvolvidas durante o projeto. A ideia é que seja dividido em etapas, com escolhas populares e feitas pelo juri, além de contar ainda com premiações concedidas por parceiros e amigos do projeto. As produções serão exibidas em playlists no canal do Câmera Causa no Youtube e, em breve, no site oficial do projeto que está prestes a ser lançado, reunindo os trabalhos anteriores e coroando esta nova etapa.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?