Agenda | Música | Notas

Canal do YouTube lança documentários com bastidores de shows de Rick Wakeman e Augusto Licks e Carlos Maltz

Change Size Text
Canal do YouTube lança documentários com bastidores de shows de Rick Wakeman e Augusto Licks e Carlos Maltz Foto: Tiago Borba

O Na Ponta da Agulha, canal sobre música do YouTube que apresenta matérias e entrevistas, completa dois anos em junho de 2024. Para celebrar a data, o canal lança dois minidocumentários sobre shows realizados em Porto Alegre pela Abstratti Produtora: um sobre o reencontro de Augusto Licks e Carlos Maltz — integrantes da fase clássica dos Engenheiros do Hawaii –, e outro, mostrando a passagem do mago inglês dos teclados Rick Wakeman. As produções tem estreia online prevista para 26 de junho e 3 de julho, respectivamente. 

De acordo com Cassio Toledo, idealizador e apresentador do Na Ponta da Agulha, a ideia dos documentários surgiu depois que ele comentou com Ricardo Finocchiaro (dono da Abstratti Produtora) sobre o desejo de mostrar o outro lado do palco: os bastidores, o pré-show, onde a mágica acontece.

Publicidade

“O diferencial desses materiais é mostrar como a música promove uma conexão com as pessoas. Bem como o quanto é importante a presença de shows na vida delas e o quanto pode fazer positivamente a diferença, proporcionado experiências únicas que irão levar para sempre na memória”, afirma Cassio.

Além dele, a equipe para os dois trabalhos contou com Carlos Vargas (filmagem e edição), Thiago Borba (jornalista e fotógrafo, que cuidou do conteúdo, do roteiro e da fotografia) e Thais Blehm (gestora de marketing, comercial e criação). 

As captações foram feitas com uma câmera GoPro mostrando bastidores, como passagem de som e movimentação de backstage, e entrevistas com os artistas, fãs e profissionais da área. Assim, além de um material para a posteridade sobre os eventos, o trabalho é, também, uma forma de mostrar a complexidade de um espetáculo musical. “É um registro mais íntimo, sem toda estrutura cinematográfica, mas que capta o lado humano dos artistas”, destaca Cassio.

Os registros ganham força por serem momentos únicos. A apresentação de Rick Wakeman fez parte da turnê em que músico estreou, mundialmente, o Yessonata — releituras de sua antiga banda, o Yes, em formato sonatas (versões instrumentais solo). Ocorrida no Salão de Atos da PUCRS em 11 de abril deste ano, a performance mostrou que, mesmo aos 74 anos, Rick ainda executa com maestria temas complexos, seja do Yes, de David Bowie ou da carreira solo.

Já no show Licks & Maltz com Engenheiros Sem CREA, o guitarrista e baterista gaúchos, respectivamente, se encontram novamente no palco do Opinião, em Porto Alegre, após mais de 30 anos sem tocarem juntos ao vivo. Acompanhados de Sandro Trindade (baixo e voz) e Jeff Gomes (guitarra e violão) — ambos do tributo Engenheiros Sem CREA —, os instrumentistas que gravaram álbuns clássicos como “A Revolta dos Dândis” (1987) e “O Papa é Pop” (1990) emocionaram o público vindo de diversas partes do Brasil. 

A programação desta semana também inclui dois novos bate-papos, sempre às 20h. Nesta terça-feira (18), entra na plataforma um vídeo com Gabriel “Boizinho” Azambuja, músico e artista plástico que tocou bateria na Cachorro Grande. Já na quinta-feira (20/6), o protagonista da conversa é o produtor musical e ex-executivo de gravadoras Pena Schmidt, que já trabalhou com Os Mutantes e Titãs, entre outros. 

quarta-feira, 26 de julho de 2024

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?