Cultura | Literatura | Notas

Carlos Nejar é o patrono da Feira do Livro de Porto Alegre 2022

Change Size Text
Carlos Nejar é o patrono da Feira do Livro de Porto Alegre 2022 Carlos Nejar. Foto: Rafael Varela/Divulgação

A Câmara Rio-Grandense do Livro anunciou nesta segunda (20/6) o nome do Patrono da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre, que acontecerá de 28 de outubro a 15 de novembro de 2022, na Praça da Alfândega. Em coletiva de imprensa realizada no Master Express Grande Hotel, no Centro Histórico da capital gaúcha, foi apresentado o nome do escritor Carlos Nejar como o novo patrono da Feira. 

Comovido com a homenagem, Carlos Nejar disse estar emocionado com o fato de suceder o meu filho Fabrício Carpinejar, patrono de 2021. “Esse fato me sensibiliza muito e essa lembrança da Feira do Livro da minha terra é uma grande honra para mim”, afirmou o escritor.

No evento, a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, representou o governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, acompanhada da diretora do Instituto Estadual do Livro (IEL), Patrícia Langlois. Participaram o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur; o patrono da 67ª Feira, Fabrício Carpinejar; e o coordenador de Literatura e Humanidades da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Sérgius Gonzaga.

Luís Carlos Verzoni Nejar, mais conhecido como Carlos Nejar, é um poeta, ficcionista, tradutor e crítico literário brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Filosofia. Nascido em Porto Alegre, em 1939, é considerado um dos mais importantes poetas da sua geração. Nejar, também chamado de “o poeta do pampa brasileiro”, destaca-se pela riqueza de vocabulário e pela utilização das aliterações, que tornam seus versos musicais. Lançou seu primeiro livro, Sélesis, em 1960.

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?