Casa de Cultura Mario Quintana apresenta exposição “A Casa do Tempo”

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) recebe, até o dia 15 de maio, a exposição A Casa do Tempo – Laboratório de Curadoria Colaborativa. A mostra organizada por alunos do curso de especialização em Práticas Curatoriais do Instituto de Artes da UFRGS está distribuída em núcleos curatoriais que envolvem fotografia, memória, música, cinema e outras linguagens, ocupando cinco espaços expositivos da CCMQ (Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre).
Ao abordar as relações entre centro e periferia na arte, a exposição propõe o questionamento sobre o que representa uma casa da cultura na região central de Porto Alegre, de que cultura estamos falando e por quem e para quem essa cultura é produzida. O projeto de criação colaborativa tem a participação de 27 alunos do curso de especialização em Práticas Curatoriais do Instituto de Artes da UFRGS.
A coordenadora da exposição e docente do Instituto de Artes, Ana Maria Albani de Carvalho, relata que a reflexão que norteou a concepção e a montagem da mostra debateu muito as questões de visibilidades, invisibilidades, centros e periferias.
A diversidade de linguagens artísticas presentes na exposição A Casa do Tempo é fruto do perfil multidisciplinar dos alunos do curso, oriundos de áreas como Comunicação, Letras, Biblioteconomia, Teatro, Música e Arquitetura. Dessa forma, cada um dos núcleos curatoriais ocupa um espaço expositivo distinto na CCMQ, oferecendo uma experiência peculiar a partir das características próprias e dos artistas convidados.
O Passado Não Sabe Seu Lugar é o núcleo curatorial instalado na Sala Radamés Gnattali, no 4º andar, recebendo duas instalações de artistas que exploram a memória. O Duo Betamaxers faz arte sonora e Iriane Leme mescla fotografias e projeções. Já o núcleo Atravessamentos, está no Laboratório Vânia Toledo, no 3º andar, com obras das fotógrafas Sandra Gonçalves e Fernanda Chemale, que contrapõem uma série de imagens coloridas e outra em preto e branco.
O Memorial Majestic, no 2º andar, sedia o núcleo Majestic Hotel – Sua Sala de Estar em Porto Alegre, com documentos e imagens que contam a história do prédio do antigo Hotel Majestic antes de ser transformado em Casa de Cultura Mario Quintana.
A exposição A Casa do Tempo também marca a inauguração de mais um nicho expositivo alternativo na CCMQ. O Espaço Inusitado, junto ao mezanino do segundo andar, recebe, em um poço de luz, obras instaladas pelos artistas Cláudia Hamerski, Estevão da Fontoura Haeser e Mitti Mendonça.