Artes Visuais | Notas

Casa de Cultura Mario Quintana apresenta instalação experimental “Anahatron”

Change Size Text
Casa de Cultura Mario Quintana apresenta instalação experimental “Anahatron” Foto: Athos Aguiar/Divulgação

A instalação experimental Anahatron, proposta pelo artista Athos Aguiar, com texto de apresentação da historiadora da arte Mel Ferrari, pode ser visitada até 30 de abril na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).

Utilizando diferentes linguagens, como pintura, arte cinética e performance, em um diálogo entre a arte, a espiritualidade e a ciência, Anahatron ocupa o Espaço-Experimento Fosso de Luz, no 7º andar da CCMQ (Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre).

O nome Anahatron vem das palavras “Anahata”, o chamado chakra cardíaco na tradição Hindu, e “tron”, sufixo utilizado na física e na eletrônica. O caráter dual do nome se reflete na instalação, que apresenta cálculos de ondas sonoras em duas frequências captadas cada uma por um ouvido e sintonizadas como frequência única pelo cérebro, e pinturas autorais que se movem organicamente. O modo como o dispositivo se apresenta remete à ficção científica dos anos 1980, em que equipamentos como caixas de som e telas ligadas por grandes fios formavam robôs que administravam o cotidiano.

Foto: Athos Aguiar/Divulgação

O inusitado Espaço-Experimento Fosso de Luz, em funcionamento desde setembro do ano passado, já recebeu três instalações desde então. A visitação funciona diariamente, das 10h às 20h, com entrada franca.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?