Cultura | Música | Notas

Casa de Cultura Mario Quintana prepara programação alusiva ao Mês da Visibilidade Trans

Change Size Text
Casa de Cultura Mario Quintana prepara programação alusiva ao Mês da Visibilidade Trans Viridiana. Foto: Lau Baldo

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) programou uma agenda especial para o Mês da Visibilidade Trans. As atividades do Janeiro Lilás envolvem literatura, cinema e música, além de discussões sobre o espaço e o protagonismo trans. Os eventos acontecem de 27 a 31 de janeiro, em diversos espaços da CCMQ (Rua Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre).

A programação começa na quinta-feira (27/1) com o sarau poético Kabarett das Frangax Felpudax, que acontece às 18h, no mezanino do hall de entrada. Ax Frangas se definem como um grupo de atrizes atrozes, pesquisadoras do gênero de teatro de revista, caricato, brejeiro e brasileiro. Com a participação dos músicos Diego Shütz e Vinícius Silva, do Bloco da Laje, o sarau revisita a literatura carnavalesca e poética, investigando os percursos existenciais de poetas e atrizes trans.

Na sexta-feira (28/1) a escritora, poeta, professora e filósofa Atena Beauvoir aborda o tema Palavra, Som e Existência – A Arte Literária Trans. A palestra está marcada para às 18h, na Sala Sérgio Napp 1 (2º andar da CCMQ).

A agenda prossegue no sábado, 29, quando a CCMQ e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), com apoio da Cinemateca Paulo Amorim, realizam a exibição comentada do documentário Intransitivo (2021), produzido por Gustavo Deon, Luka Machado, Lau Graef e Gabz 404

O projeto Música no Terraço tem nova edição no domingo, 30 de janeiro, às 18h. A iniciativa da CCMQ produz mensalmente um vídeo com shows de artistas locais em apresentações gravadas ao vivo, com pequeno público, no terraço do 7º andar do complexo cultural. A atração de janeiro é Viridiana, projeto artístico de Bê Smidt, multiartista porto-alegrense que mescla referências da canção brasileira com a música pop e eletrônica dançante.

Quem encerra a programação do Janeiro Lilás da CCMQ é a multiartista Valéria Barcellos, com um bate-papo sobre o livro Transradioativa. A atividade acontece na segunda-feira, 31 de janeiro, às 18h, junto à Livraria Taverna, na Travessa dos Cataventos.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?