Música | Notas

Caxias do Sul recebe projeto inédito Violino no Choro

Change Size Text
Caxias do Sul recebe projeto inédito Violino no Choro Felipe Karam deseja tornar o estudo do violino popular acessível aos jovens instrumentistas. Foto: Rodrigo Alencastro/Divulgação

A cidade de Caxias do Sul (RS) irá receber atividades do projeto Violino no Choro – Fomento e Difusão da Música Genuinamente Brasileira, que se propõe a levar o estudo da música popular brasileira para as orquestras juvenis.

A iniciativa cultural protagonizada por Felipe Karam inclui uma oficina, cinco marterclasses e um concerto didático. As demais cidades desta circulação incluem Novo Hamburgo, Montenegro e Porto Alegre

As inscrições estão abertas de 10 até 20 de fevereiro pelo site do projeto www.violinonochoro.com.br.

Violino no Choro é um projeto de circulação e de educação a serviço da música brasileira. Foi idealizado com o objetivo de fomentar e difundir o estudo dos gêneros e ritmos do Brasil, bem como de desmistificar os instrumentos orquestrais, como o violino, do ambiente exclusivo da música de concerto, por meio de oficinas, masterclasses e concertos didáticos de cunho popular.

Parte das vagas é destinada aos alunos de orquestras jovens ou projetos sociais de música, como a Orquestra Marcopollo, mas todos os residentes em Caxias e em Farroupilha poderão se inscrever até o limite de vagas. Para os masterclasses Alma Brasileira, os alunos passarão por uma seleção por meio do envio de um vídeo, reproduzindo uma música de sua escolha, dentro das que serão ofertadas pelo site do projeto.

Para a oficina De Violino Também Dá, alunos de todos os instrumentos podem se inscrever. As atividades visam a fomentar a música brasileira, divulgar e homenagear seus expoentes, bem como passar informação necessária de como se reproduzir o choro, o samba, e tantos outros ritmos e gêneros populares brasileiros.

O concerto de encerramento em Caxias do Sul, Vê se Gostas, ocorre dia 1º de março, com transmissão ao vivo pelas plataformas do projeto.

Violino no Choro tem o financiamento da Lei Aldir Blanc realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?