Cinema | Notas

CCBB promove a Mostra Macabro – Horror Brasileiro Contemporâneo

Change Size Text
CCBB promove a Mostra Macabro – Horror Brasileiro Contemporâneo Cartaz. Foto: Imprensa Darkflix/Divulgação

O Centro Cultural Banco do Brasil promove de 28 de outubro a 23 de novembro a mostra macaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo, um passeio sinistro pela produção audiovisual de terror 100% brasileira.

Serão exibidas 44 produções entre longas e curtas-metragens da nova geração de diretores e diretoras, assim como de nomes consagrados como José Mojica Marins, o Zé do Caixão. As exibições serão gratuitas e online através da DARKFLIX, serviço de streaming de filmes do gênero Cinema Fantástico.

O conteúdo ficará disponível por 24 horas e com limite de visualizações no caso dos longas, e durante uma semana, para os curtas. Para assistir aos filmes da mostra acesse www.darkflix.com.br e cadastre-se. Já com o usuário logado, basta buscar os filmes da mostra na categoria “Mostra MacaBRO”.

Como forma de diminuir os riscos apresentados pela covid-19, toda a programação será online e contará também com debates e palestras, com inscrições via Sympla, além de cursos e lives no Youtube e Instagram da @blgentretenimento, sem necessidade de inscrição prévia. 

O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil e tem produção da BLG Entretenimento. Conta com curadoria de Breno Lira Gomes – curador do festival Maranhão na Tela desde 2007 e de diversas mostras, como a recente Stephen King – O medo é seu melhor companheiro – e Carlos Primati, idealizador da mostra Horror no cinema brasileiro. 

A dupla selecionou curtas e longas-metragens produzidos nos últimos cinco anos, entre 2015 e 2019, com data de lançamento até 2020, que continham forte experimentação visual, histórias horripilantes e marcantes. 

Entre os longas-metragens, destacam-se produções que lançaram nomes de relevância no cenário do cinema nacional atual, como o premiado Morto Não Fala, de Denilson Ramalho, exibido em mais de 40 festivais no mundo e protagonizado por Daniel de Oliveira, Fabíula Nascimento e Bianca Comparato, O Animal Cordial, de Gabriela Amaral Almeida, com Luciana Paes, Murilo Benício e Irandhir Santos, Sem Seu Sangue, de Alice Furtado, que estreou no Festival de Cannes e o aguardado O Cemitério das Almas Perdidas, de Rodrigo Aragão.

Também estão na lista Quando Eu Era Vivo, de Marco Dutra, Terminal Praia Grande, de Mavi Simão, O Clube dos Canibais, de Guto Parente, A Casa de Cecília, de Clarissa Appelt, Condado Macabro, de André de Campos Mello e Marcos DeBrito, Mal Nosso, de Samuel Galli, entre outros. 

Já os curtas-metragens vão integrar sessões homenagens com quatro mini retrospectivas de nomes que se destacaram nos últimos anos no gênero. O público poderá conferir os filmes O hóspede, Não tão longe, O desejo do morto, Cova aberta, Mais denso que o sangue e Os mortos, da produtora paraibana especializada em filmes de gênero Vermelho Profundo; Uma primavera, A mão que afaga e Estátua, da cineasta Gabriela Amaral Almeida; Nocturnu, Amor só de mãe e Ninjas, do diretor Dennison Ramalho; além de quatro curtas, sendo um dirigido por ele, do também homenageado Zé do Caixão: O Saci, Coffin Joe’s Heart Of Darkness, de Marcelo Colaiacovo, Tirarei as medidas do seu caixão, de Diego Camelo, e A lasanha assassina, de Ale McHado. 

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?