Notas

Cidades gaúchas recebem o projeto Ecopoética: Ritual de Sobrevivência Urbana

Change Size Text
Cidades gaúchas recebem o projeto Ecopoética: Ritual de Sobrevivência Urbana Foto: Debora Lorenz/Divulgação

Contemplado pela Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Estado da Cultura, o projeto Ecopoética entrará em circulação novamente. As cidades de Gravataí, Canela, Gramado, Passo Fundo, Veranópolis, Carlos Barbosa e Caxias do Sul estão na rota das intervenções urbanas que serão realizadas nos meses de fevereiro e março.

Ecopoética – Ritual de Sobrevivência Urbana é uma performance artística de Marina Mendo e Rossendo Rodrigues. Apresenta a metáfora dos pequenos rituais cotidianos que permitem levar a vida adiante. O habitar humano em seu pequeno espaço em meio ao lixo, e a busca pelo alimento físico e espiritual em meio à degradação das águas. 

Sob um barco feito de lixo flutuante, a intervenção ocorre sobre lagos de parques públicossem aviso prévio, para espectadores em trânsito no ambiente urbano. Em função disso, não provoca aglomerações.

A performance estreou em 2014 e é voltada à busca por poéticas de sustentabilidade no ambiente urbano. Trabalhando sobre instalações artísticas construídas com lixo, a dupla apresenta uma abordagem voltada ao pensamento ecológico e ao resgate e valorização dos espaços da cidade que estejam relegados à poluição e ao esquecimento.

Em sete anos, o Ecopoética já realizou intervenções sobre os rios Tietê/SP,Ipojuca/PE e Capibaribe/PE – que integram o ranking dos 10 rios mais poluídos do Brasil segundo o IBGE. Também já passou pelos rios Gravataí, Sinos e Caí, no Rio Grande do Sul – além do Arroio Dilúvio, em Porto Alegre.

Foto: Debora Lorenz/Divulgação

Ecopoética – Ritual de Sobrevivência Urbana | Circulação
Datas previstas, com alteração em caso de chuva: 

Dia 26/2 Gravataí – Lago do Parcão da 79 
Dia 27/2 Canela – Parque do Lago 
Dia 28/2 Gramado – Lago Carnier 
Dia 2/3 Passo Fundo – Parque da Gare
Dia 3/3 Veranópolis – Lago  Pôr do Sol 
Dia 4/3 Carlos Barbosa – Lago Nono Otavio 
Dia 5/3 Caxias do Sul – Lagoa do Rizzo

*Os horários não serão divulgados para não promover aglomerações. A intervenção urbana é destinada a espectadores em trânsito no ambiente urbano.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?