Cinema | Notas

Cineasta Zeca Brito recebe prêmio nos EUA

Change Size Text
Cineasta Zeca Brito recebe prêmio nos EUA Zeca Brito e equipe. Foto: Joba Migliorin/Divulgação

O diretor bajeense Zeca Brito recebeu o prêmio maior da 11ª edição da Mostra: Brazilian Film Series em Chicago, Estados Unidos. O troféu contempla o cineasta por sua carreira e o filme Legalidade, exibido online durante o evento.

O evento é considerado o maior festival de cinema brasileiro do centro-oeste dos EUA. O longa que narra a campanha de Brizola em defesa da democracia após a renúncia de Jânio Quadros em 1961 está disponível em diversas plataformas de streaming do Brasil, entre elas iTunes, Google Play e Telecine Play.

A diretora e fundadora do festival Ariani Friedl destaca as razões da premiação: “A curadoria valoriza diretores com consciência social e uma carreira distinta e este é o caso do Zeca”. Segundo ela, a mostra é um evento educacional que apresenta temas como cultura, arte e política. “O filme é maravilhoso e aqui foi muito bem recebido. Muitos aqui tomaram conhecimento desta parte da História brasileira através do filme”, conclui. Com realização da Partners of the Americas, a MOSTRA tem entre seus apoiadores a University of Chicago e a Loyola University.

Sucesso de público no Brasil, Legalidade teve sua première mundial no Chicago Latino Film Festival em 2019. Foi exibido no 47º Festival de Gramado e recebeu diversos prêmios no 42º Festival Guarnicê de Cinema e 14º Encontro Nacional de Cinema dos Sertões, incluindo melhor direção em ambos.

O longa tem produção da Prana Filmes, com distribuição da Boulevard Filmes. No elenco estão Cleo, Letícia Sabatella, Leonardo Machado (1976-2018), Sapiran Brito e Juliana Wolkmer.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?