Cinema | Notas | Série

“Cineastas do Real” estreia 3° temporada no Canal Brasil

Change Size Text
“Cineastas do Real” estreia 3° temporada no Canal Brasil Foto: Reprodução

Criada, apresentada e dirigida por Amir Labaki, a terceira temporada da série Cineastas do Real, estreia no Canal Brasil nesta quarta-feira (4/8), às 19h30. O programa conta com treze entrevistas inéditas e exclusivas com destacados documentaristas brasileiros. No primeiro mês, os entrevistados são Walter Salles (Socorro Nobre), Antonio Carlos da Fontoura (Ver Ouvir), Joel Zito Araújo (A Negação do Brasil) e Sandra Kogut (Passaporte Húngaro).

“A pandemia adiou a temporada e nos forçou a gravar remotamente”, explica Amir Labaki, também diretor-fundador do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. “Perdi o privilégio do convívio pessoal, mas a série nada perdeu em foco, sintonia e concentração”. Continua Labaki: “Renovo minha gratidão ao Canal Brasil, que não só renovou a parceria como tampouco pestanejou em apostar num novo formato diante das restrições sanitárias”.

“A nova temporada de Cineastas do Real é mais um importante capítulo da longa e bem-sucedida parceria entre o Canal Brasil e Amir Labaki. Para além da curadoria e da apresentação dos filmes da faixa É Tudo Verdade, com o programa, o Amir traz um olhar crítico, de especialista, sobre a carreira dos maiores realizadores de documentários no Brasil – gênero que, nos últimos anos, vem vivendo uma fase muito fértil, de muitas premiações em festivais mundo afora. 

Com o Cineastas do Real, é possível conhecer, com leveza e profundidade, a história de cada realizador, o que acaba criando registros fundamentais. Os episódios são muito interessantes para que se entenda a maneira, o olhar de cada realizador, e como isso é transformado em filme, além da história da produção e da realização de documentários no Brasil”, reflete André Saddy, diretor geral do Canal Brasil.  

A terceira temporada será aberta por uma entrevista com Walter Salles, diretor de documentários como Socorro Nobre (1995) e Jia Zhangke, Um Homem de Fenyang (2014). Em 11 de agosto, será a vez da conversa com Antonio Carlos da Fontoura, realizador de clássicos como Heitor dos Prazeres (1966) e Ver Ouvir (1966). Vencedor do É Tudo Verdade em 2001 com A Negação do Brasil, Joel Zito Araújo é o entrevistado de 18 de agosto. A cineasta Sandra Kogut, de Parabolic People (1991) e Um Passaporte Húngaro (2001), discute sua obra com Labaki em 25 de agosto.  

A terceira temporada de Cineastas do Real fica no ar com episódios inéditos até 27 de outubro. Serão apresentadas entrevistas com Sérgio Tréfaut, Ricardo Calil, Gregório Bacic, Silvio Da-Rin, Daniel Santiago, Ana Carolina, Cristiano Burlan, Walter Carvalho e Sérgio Oksman.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?