Notas

Cinema Brasileiro: Anos 2010, 10 olhares confirma edição online e gratuita

Change Size Text
Cinema Brasileiro: Anos 2010, 10 olhares confirma edição online e gratuita Cartaz. Foto: Divulgação

Terceira parte de uma retrospectiva que começou em 2001 (referente ao cinema dos anos 90) e seguiu em 2011 (os anos 2000), Cinema Brasileiro: Anos 2010, 10 olhares resgata parte significativa da filmografia nacional da última década que contou com uma produção múltipla.

O festival acontece no website, de 22 a 30 de abril, de forma gratuita. Serão exibidos, ao todo, 75 filmes (43 longas e 28 curtas) e 10 debates, disponíveis na plataforma Belas Artes à la carte, parceira do evento, que é produzido pela CUP FILMES, e financiado através da Lei de Emergência Cultural Proac Expresso Lab (Lei Aldir Blanc).

Além dos curtas e longas, o festival contará com debates gravados entre os curadores e curadoras de cada segmento e mais dois especialistas nos temas, que discorrerão sobre as obras e o conceito trazido pelo curador para rever a década.

Com idealização do curador Eduardo Valente, a mostra, reflete sobre as linhas de força presentes na produção nacional dos últimos dez anos, permitindo muitas vezes ao atentar para o que veio antes, talvez, conseguir também olhar para um futuro. Fazem parte da programação longas como Martírio, de Vincent Carelli; A vizinhança do tigre, de Affonso Uchôa; Arábia, de Affonso Uchôa e João Dumans; Inferninho, de Guto Parente e Pedro Diógenes; A cidade é uma só, de Adirley Queirós; e Meu nome é Bagdá, de Caru Alves de Souza.

Além dos curtas, Dona Sônia Pede Uma Arma Para Seu Vizinho Alcides, de Gabriel Martins; Morde & Assopra, de Stanley Albano; Filme para um poeta cego, Gustavo Vinagre; Chico, dos Irmãos Carvalho; entre outros.

Dividido em eixos temáticos, o evento apresenta um painel da produção cinematográfica que, nesta edição, conta com a escolha de 10 curadores e curadoras que propuseram recortes distintos, trazendo cada um e cada uma o seu próprio olhar. “Eles e elas tiveram liberdade total para propor títulos e maneiras de aproximar filmes, mas ao mesmo tempo nos reunimos para juntos trocarmos ideias sobre o que estes olhares, no seu conjunto, podiam projetar sobre a produção nacional na última década”, complementa Valente.

O período entre os anos 2011 e 2020 foi rico para o cinema nacional, especialmente por conta das políticas públicas que começaram a se desenhar da década anterior e que permitiram investimentos na cadeira cinematográfica da produção à distribuição. Um número inédito de longas e curtas foi atingido, com destacada participação em inúmeros festivais internacionais de diversos portes. Fora isso, mulheres e minorias (como a criação por realizadores negros e indígenas) tiveram uma forte presença na direção das obras, em números nunca vistos antes.

Na segunda metade da década, no entanto, o país passou por um turbilhão de mudanças políticas e sociais, que, novamente, refletiram e influenciaram o cinema, culminando num governo de extrema-direita que, por meio de suas ações, promove um desmonte sistemático das instituições voltadas para a educação e cultura. Nesse sentido, Cinema Brasileiro: Anos 2010, 10 olhares, com seus longas e curtas, traça um painel de um país em transformação, nem sempre para melhor.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?