Artes Visuais | Notas

Coletivo Beabah Bibliotecas Comunitárias ocupa espaço Vitrine CCMQ

Change Size Text
Coletivo Beabah Bibliotecas Comunitárias ocupa espaço Vitrine CCMQ Foto: Eduardo Peixoto/Divulgação

O Projeto Vitrine CCMQ, realizado pela Casa de Cultura Mario Quintana, recebe nos meses de agosto e setembro o Coletivo Beabah Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul

Criado e atuante há 14 anos nas periferias do Rio Grande do Sul, com o intuito de aproximar em rede as bibliotecas comunitárias de Porto Alegre, o Coletivo Beabah tem como missão a democratização e a descentralização do livro e da leitura. Atualmente, a rede conta com 15 bibliotecas comunitárias localizadas em Cachoeirinha, Canela, Cidreira, Esteio, Eldorado do Sul e Porto Alegre. O coletivo já promoveu diversos eventos culturais, como a Festa Literária da Periferia, Slam na Feira do Livro, mesas de debate e o Encontro Escrevivências, com Conceição Evaristo.

Durante a ocupação da Vitrine CCMQ, de quarta-feira a domingo, das 12h às 18h, a equipe do Coletivo Beabah vai expor e vender produtos da economia criativa como camisetas, ecobags, bottons e canecas. A interação cultural propõe os “sussurros poéticos” – leitura sussurrada de poesias e/ou textos curtos “ao pé do ouvido”, utilizando um cone, que traz uma sonoridade especial à experiência – e mediações de leitura para o público. No final de agosto e no final de setembro o Coletivo Beabah também vai realizar saraus poéticos no local.

Foto: Eduardo Peixoto/Divulgação

Desde maio do ano passado, o Projeto Vitrine CCMQ proporciona visibilidade e geração de renda para coletivos de artistas, artesãos e outras iniciativas de economia criativa. Os ocupantes contam com uma ajuda de custo para permanecerem por dois meses no espaço destinado à exposição, comercialização e difusão de iniciativas artísticas e criativas, localizado no térreo da CCMQ (Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre).

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?