Notas

Coletivo Ela em Movimento promove oficinas gratuitas de produção cultural

Change Size Text
Coletivo Ela em Movimento promove oficinas gratuitas de produção cultural Fernanda Sampaio, que ministra a oficina de Produção Financeira. Foto: Letícia Tie/Divulgação

Observando o desfalque de profissionais mulheres em toda a cadeia da produção cultural, o ELA em Movimento promove uma série de oficinas online e gratuitas voltada para mulheres periféricas, negras, cis e trans, homens trans e pessoas não binárias. Com o objetivo de oferecer ferramentas para essas pessoas se inserirem no mercado de trabalho, com acolhimento e perspectivas, as aulas acontecem uma vez por semana, de 17 de maio a 10 de julho. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 2 de maio.

“Estou muito realizada em poder desenvolver esse projeto. A ideia é que mais mulheres consigam atuar na produção cultural, gerando impactos nos seus territórios”, explica Fernanda Venturini, uma das idealizadoras do projeto. 

Cartaz. Foto: Divulgação

São oferecidas aulas de produção financeira, escrita e desenvolvimento de projetos, gerenciamento de redes sociais, introdução à produção audiovisual, iniciação em produção de eventos e iniciação à produção teatral. Todas as oficineiras atuam no mercado de produção cultural há algum tempo e têm vasto conhecimento sobre o assunto. São 30 vagas por oficina, com carga horária de 16 horas ao total. O evento disponibiliza certificado.

“Estou bem animada para materializar esse projeto no ELA, que inclusive já tem uma jornada muito potente de acolhida às mulheres. Mais do que nunca, é necessário capacitar e conectar mulheres do mercado cultural brasileiro, sejam elas experientes ou em início de carreira. Ser escuta, acolhimento, diretriz e conhecimento é parte muito importante do que propomos”, diz Fernanda Sampaio, também organizadora do projeto e que ministra a oficina de Produção Financeira.

Confira aqui as oficinas e inscrições.

A sigla ELA significa Empoderamento, Liberdade e Arte. As três palavras definem o coletivo ELA em Movimento. Um projeto que nasceu no final de 2017, propondo-se a conceber e realizar um festival feito por mulheres, desde a sua idealização às apresentações artísticas. Atualmente, somando três edições do Festival e diversas ações com coletivos parceiros, o desfalque de profissionais mulheres (cis e trans) que atuem diretamente com o mercado cultural é inquietante. É urgente a realização de projetos que caminham de encontro a essa direção e que buscam a capacitação e inserção dessas mulheres.

As aulas gratuitas de produção cultural, idealizadas pelo ELA em Movimento, que é formado por Fernanda Venturini, Fernanda Sampaio, Mafalda Ramos e Mariany Passos, é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, via PROAC.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?