Edital | Educação | Música | Notas

Coletivo Turmalina abre edital para profissionalização gratuita de artistas periféricos no RS

Change Size Text
Coletivo Turmalina abre edital para profissionalização gratuita de artistas periféricos no RS Cartaz do projeto/Divulgação

A coletividade Turmalina, que articula criativos do circuito da música eletrônica da periferia de Porto Alegre e da região metropolitana, abre inscrições para selecionar cinco projetos de artistas locais para um período de imersão criativa e capacitação profissional na área de produção musical. Os produtos audiovisuais criados na imersão artística serão registrados em uma coletânea com as faixas produzidas, videoclipes e um documentário com registros dos processos. Os interessados podem se inscrever por meio de formulário.

Batizado como Feijoada Turmalina, o projeto busca capacitar e fomentar os trabalhos de artistas que não tenham acesso aos recursos de criação multimídia, como softwares e equipamentos, além das ferramentas necessárias para a difusão de suas produções, como estratégias de comunicação e agenciamento de shows. As aulas serão ministradas pelos profissionais que integram o coletivo. A imersão, que tem duração total de quatro meses, é gratuita e os alunos terão transporte, alimentação e cachê custeados pelo projeto.

Durante a primeira etapa da imersão, a grade de aulas será dividida em quatro módulos: produção musical, produção audiovisual, mixagem em CDJ e comunicação, e na segunda etapa acontecem as aulas práticas. No módulo de produção musical serão desenvolvidas as etapas iniciais de produção das faixas. A seguir, em produção audiovisual, serão apresentadas técnicas para captação e edição de vídeo para que os artistas possam produzir seu próprio conteúdo. 

A oficina de mixagem em CDJ vai se aprofundar na cultura DJ: história da discotecagem, estilos de mixagem, pesquisa e técnica. No módulo de comunicação, os artistas terão uma masterclass de mídias com orientações de como promover suas produções e eventos no mercado musical. A segunda etapa do projeto acontece em um estúdio musical com recursos e estrutura profissional adequada para gravação de vocais e instrumentos. As faixas serão finalizadas e masterizadas com suporte dos instrutores.

Os encontros ocorrerão de forma presencial, no Instituto Sociocultural Afro-Sul Odomodê (Av. Ipiranga, 3850 – Jardim Botânico, Porto Alegre – RS), a partir do dia 5 de setembro. As atividades presenciais seguirão todos os protocolos de segurança vigentes, com uma turma reduzida e estrutura adaptada para abrigar as oficinas.

Feijoada Turmalina foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura).

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?