Cultura | Notas

Começa nova fase de restauro da Casa de Garibaldi, em Piratini

Change Size Text
Começa nova fase de restauro da Casa de Garibaldi, em Piratini Foto: Daniela Xu/Divulgação

Começa nesta terça-feira (27/7) uma nova etapa de restauração da Casa de Garibaldi, em Piratini (RS). A iniciativa conta com R$ 317 mil em recursos da Corsan em mais um passo na preservação de um dos mais significativos conjuntos históricos do Rio Grande do Sul. 

A casa foi morada de Giuseppe Garibaldi e Luigi Rossetti, tombada em 1941 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Testemunha da vida desse personagem histórico está localizada na Rua Bento Gonçalves, local que foi sede do Jornal O Povo – órgão oficial da República Rio-grandense de 1837 até janeiro de 1839.

Assinado pela arquiteta Helenice Macedo do Couto, o projeto técnico tem no cronograma uma série de ações para recuperação deste valioso patrimônio. “Está previsto desde a remoção de forros de madeira, a demolição de alvenaria, até a retirada de portas e pisos – todos elementos devidamente catalogados”, informa Helenice. Além disso, a remoção das instalações elétricas, telefônicas, hidro sanitárias e de azulejos. “Após esta etapa faremos a higienização de paredes, o tratamento das patologias e a imunização dos forros em madeira”, destaca a arquiteta. Os pisos também passarão por uma restauração e toda instalação predial será renovada. A previsão é de que esta fase de restauração tenha duração de seis meses.

O projeto integral está orçado em R$ 1,2 milhão e contempla a revitalização total do prédio e a criação do Centro Cultural Piratini – espaço multicultural de preservação da memória cultural Farroupilha. A primeira fase de obras aconteceu em 2018, também com aporte da Corsan, através da Lei Rouanet e parceria técnica do IPHAN. Na ocasião foi restaurado o telhado e colocado um subtelhado com chapa metálica, além de novas calhas e tubos para queda da água da chuva. A fachada também foi recuperada com as janelas e portas externas.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?