Notas | Teatro

Criadoras do teatro lambe-lambe se apresentam em Canela

Change Size Text
Criadoras do teatro lambe-lambe se apresentam em Canela Foto: Fundação Cultural do Estado da Bahia/Divulgação

A técnica de manipulação de teatro de bonecos lambe-lambe será uma das atrações do Canela Alegria e da 4ª Mostra de Teatro Lambe Lambe, em Canela, nos dias 15, 16 e 18 de fevereiro.

As bonequeiras Ismine Lima e Denise dos Santos, precursoras do teatro de bonecos lambe-lambe no Brasil, estarão em Canela para participar do projeto Arte que nos toca – Bonecos na comunidade.

As intervenções ocorrem para os assistidos do Centro Social Padre Franco nos dias 15 e 18 de fevereiro, e para os alunos da Escola Bertholdo Oppitz, no bairro São Lucas. Ambas as ações terão focos nos assistidos e comunidades dos bairros.

Em 2019, Cesar Cliquet esteve no Festival de Lambe-Lambe que celebrou os 30 anos deste estilo, em Santos (SP), quando teve a oportunidade de conhecer pessoalmente as titiriteiras.

— São pessoas simples, acessíveis e sempre dispostas a compartilhar sua arte e experiências. Foi pensando nisso que decidimos trazê-las para ter este contato com a comunidade de Canela, uma cidade que tem em sua essência a arte bonequeira — esclarece o proponente Cliquet. 

O teatro lambe-lambe, ou teatro na caixa, proporciona às pessoas um interesse único. A pequena abertura da caixa guarda um segredo, e a curiosidade do espectador, segundo apontam as bonequeiras, faz com que exista esperança de novas propostas a partir daquele olhar.

Denise explica que a técnica da manipulação lambe-lambe surgiu por meio de dois conceitos. Um deles foi com a intenção de desmistificar o nascimento, com o espetáculo A dança do parto.

— Era um período pós-ditadura, pensamos em, de maneira lúdica, explicar que o nascer é um ato de amor, parir é um ato de amor, e não que uma criança vem, simplesmente, de uma semente ou cegonha — enfatiza Denise.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?