Educação | Fotografia | Notas

Cuidado que Mancha e Kátia Bressane promovem oficina “Pela Janela – fotografia-vídeo-escrita”

Change Size Text
Cuidado que Mancha e Kátia Bressane promovem oficina “Pela Janela – fotografia-vídeo-escrita” Card da oficina "Pela Janela - fotografia-vídeo-escrita"/Divulgação

Uma vídeo-poesia, fruto da pesquisa de linguagens e da relação das fotografias de Kátia Bressane com os escritos de Raquel Grabauska, será o ponto de partida da oficina de criação Pela Janela – fotografia-vídeo-escrita. A realização é do espaço Cuidado que Mancha. A atividade será realizada em 8 encontros virtuais nas segundas e quintas, das 19h30 às 20h30, a partir de 7 de junho

As artistas-orientadoras Kátia Bressane, Raquel Grabauska e Vika Schabbach apresentarão a vídeo-poesia para instigar cada participante a perceber o mundo pela sua janela, dando ênfase à importância que há no ato de parar para enxergar, no ato de olhar para escrever, e, por fim, contar a sua história de um jeito lúdico e inovador. 

As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 3 de junho pelo WhatsApp (51) 99684-3352 ou pelo formulário. As 20 vagas serão destinadas a moradoras e moradores, a partir de 16 anos, de comunidades em vulnerabilidade social, com prioridade de inscrição para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, ciganas, com deficiência (PCD) e idosas. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas pelo público em geral.

Dinâmica

Um celular e um olhar atento serão suficientes para a criação de álbuns virtuais, onde os participantes poderão guardar os seus registros fotográficos e literários. Cada álbum terá um elo entre os registros fotográficos que nele se encontram e os textos que essas imagens geram. A fotografia possui um papel educativo de extrema importância, pois possibilita várias formas de percepção do entorno, conforme a realidade de cada indivíduo. Com isso, pode-se partir para a escrita, de uma maneira orientada, desbravando espaços para além da fotografia e identificando os processos nela, que possam levar para uma escrita poética. 

Mostra virtual

Em julho, em data a ser definida, os trabalhos produzidos serão apresentados na mostra virtual Pela Janela. O evento online contará com a participação dos oficinandos, que compartilharão os seus processos criativos. 

O projeto foi contemplado no edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, da Secretaria Estadual da Cultura – SEDAC/RS – e Fundação Marcopolo, com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.

Pela Janela é uma concepção de Raquel Grabauska, diretora e fundadora do Grupo Cuidado Que Mancha, e sua realização está a cargo de Kátia Bressane Fotografia e Vídeo e Cuidado que Mancha Mais – Arte e dignidade para todos, braço social do CQM, que atende 12 comunidades vulneráveis através da arrecadação de doações como roupas, produtos de higiene, fraldas e comida, acondicionamento, separação e distribuição de kits de alimentação e cestas básicas. E para poder seguir as ações de solidariedade, o coletivo está lançando uma campanha no apoia.se/cuidadoquemanchamais.  

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?