Notas | Teatro

Curso de Moda da Feevale produz figurinos para a Casa de Teatro de Porto Alegre

Change Size Text
Curso de Moda da Feevale produz figurinos para a Casa de Teatro de Porto Alegre Foto: Imprensa Feevale/Divulgação

Os acadêmicos da disciplina de Projeto de Figurino do curso de Moda da Universidade Feevale participaram, durante o segundo semestre de 2020, do projeto de catalogação de figurinos para a produção cênica Ensaios Intermitentes, da Casa de Teatro de Porto Alegre.

Orientados pela professora Ana Hoffmann, 17 estudantes elaboram aproximadamente 36 peças de vestuário para os 12 atores do espetáculo.    
  
O processo de pesquisa e de adequação dos figurinos aconteceu totalmente a distância, considerando as aulas remotas, o distanciamento social e para preservar a saúde de todos os envolvidos. Após a apresentação do briefing pela diretora do espetáculo, Larissa Sanguiné, os estudantes foram em busca de outras referências para elaboração do guarda-roupa de cada um dos atores, considerando suas trocas de roupas entre as cenas. Para isso, tiveram acesso ao processo criativo dos atores e participaram de momentos de interação com eles, o que ajudou a captar a expressão corporal e a linguagem do espetáculo. 
  
Conforme Ana, esse processo colaborativo entre os estudantes de Moda e os atores, juntamente com as professoras, resultou em experiência coletiva única, que possibilitou que os figurinos atingissem a linguagem desejada. 

— Essa é a diferença de se lidar com um projeto real, cujo feedback vai compor a aprendizagem dentro do projeto. O aluno está dentro e fora da sala de aula, experimentando a partir das necessidades que precisam ser atendidas. O processo contínuo de aprendizado, mesmo com as limitações impostas pela pandemia, nos mostrou que tudo pode ser readequado, que a pesquisa se movimenta e dá luz ao que pode ser feito, adaptado e experimentado dentro da linguagem proposta — complementa.   
 
Depois da aprovação das pesquisas dos figurinos, as professoras Ana e Larissa entraram em ação para finalizar os figurinos. Para isso, reaproveitaram materiais já utilizados anteriormente, em peças dos seus acervos individuais e da própria Casa de Teatro.  

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?