Música | Notas

Detonautas lança “Álbum Laranja”

Change Size Text
Detonautas lança “Álbum Laranja” Foto: Brun Kaiuca/Divulgação

O Detonautas vem lançando desde 2020 singles que são crônicas do que acontece no Brasil. E, nesta sexta-feira (23/7), esses oito singles serão reunidos ao lado de três músicas inéditas, Clareiras, Bandeira do Brasil e Carta ao Futuro versão acústica, para formar o Álbum Laranja, o sétimo disco de estúdio da banda, que conta com participações de Gabriel, o Pensador e Gigante no Mic.

Kit Gay, Político de Estimação, Mala Cheia, e Micheque são alguns dos nomes das canções que já dão o tom do que esperar do Álbum Laranja, que terá sua capa toda nessa cor, numa alusão clara a LPs clássicos da história do rock, como o álbum branco dos Beatles ou o álbum preto do Metallica.

Como uma banda de rock que faz o seu contundente papel crítico há tempos, o Detonautas Roque Clube vem se posicionando com suas canções. São músicas lançadas com temas que abrangem interesses do povo brasileiro, seja com temática social ou política, como os últimos lançamentos durante o período de isolamento social.

Capa de “Álbum Laranja”/Divulgação

Carta ao futuro é um exemplo claro. Seu videoclipe é uma animação que conta, de maneira lúdica, o sentimento dos brasileiros diante do obscurantismo negacionista que tomou conta do país. O desastre na gestão da saúde em plena pandemia, as alegorias fascistas e as tentativas de golpear e enfraquecer a democracia são retratadas e simbolizadas por zumbis que aterrorizam Brasília, acompanhados de um forte aparato repressivo e seitas obscurantistas.

Micheque chega com tom bem humorado e faz contundente sátira sobre o episódio do envolvimento de Michelle Bolsonaro com os R$ 89 mil em cheques depositados por Fabrício Queiroz na conta da primeira-dama. Notícia amplamente divulgada e também satirizada nas redes sociais de todo o país. Micheque conta com a participação do ator Marcelo Adnet, com áudio de uma imitação do humorista com uma fala do Presidente Jair Bolsonaro. Enquanto Bandeira Brasileira mostra uma mistura de rock com ritmos nacionais.

Como, felizmente, nem tudo são trevas, também há espaço para o otimismo no álbum. Fica bem é, nas palavras de Tico Santa Cruz, “uma música que fiz no início da quarentena. Cheguei a postar nas redes sociais uma versão violão e voz, no mesmo dia em que criei. As pessoas gostaram tanto que resolvemos gravar com a banda completa. Emociona, arrepia e faz chorar de alegria”. Clareiras, a nona faixa, também tem uma pegada pra cima, com a esperança de um mundo melhor, com mais liberdade.

O Álbum Laranja procura mostrar o turbilhão ao qual o povo brasileiro está sendo submetido há algum tempo, com contundência, humor e uma pitada de otimismo. Tudo isso ao som do rock vigoroso dos Detonautas.

Escute Álbum Laranja aqui

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?