Cinema, Notas

Documentário brasileiro sobre a imigração italiana estreia na Netflix

Change Size Text
Documentário brasileiro sobre a imigração italiana estreia na Netflix Romaria de Nossa Senhora do Caravaggio em Flores da Cunha. Foto: Frame/Divulgação

Após um lançamento restrito nos cinemas, por conta da pandemia, o documentário Legado Italiano, de Marcia Monteiro, acaba de estrear no catálogo da Netflix Brasil.

Com produção da Camisa Listrada e distribuição da Lança Filmes, o documentário resgata os 145 anos da imigração italiana e os legados para a cultura brasileira. A religiosidade, a música, a gastronomia, a indústria, o dialeto talian e o vinho são alguns dos assuntos tratados no filme, a partir de entrevistas das famílias de descendentes dos imigrantes italianos no Brasil e entrevistas na Itália. 

A diretora também comemora a seleção para o Trento Film Festival 2021, um dos mais tradicionais da Itália, que acontecerá entre 30 de abril e 9 de maio. “Além da Serra Gaúcha, o porto de Gênova e as regiões do Trentino e do Vêneto são cenários do documentário. Agora a nossa expectativa é que o filme também seja distribuído na Itália”, comenta.

No ano passado, o longa, coproduzido pela Celeiro Produções, Globo Filmes e Globo News, também foi exibido no Most Festival Internacional de Cinema del Vi i el Cava, na Espanha.

Publicidade
Publicidade

Confira o trailer:

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.