Cinema | Notas

Documentário de Jorge Furtado sobre jornalismo chega ao Curta!On

Change Size Text
Documentário de Jorge Furtado sobre jornalismo chega ao Curta!On Foto: Curta!/Divulgação

Momentos marcantes da história do jornalismo, como o surgimento das primeiras publicações e casos polêmicos que se desenrolaram na imprensa são destaques do documentário O Mercado de Notícias, de Jorge Furtado, que chega ao Curta!On, plataforma de streaming do Curta!, no NOW da NET/Claro.

O filme, sobre jornalismo e mídia, traz entrevistas com 13 renomados jornalistas brasileiros, minidocs e cenas da peça The Staple of News (O Mercado de Notícias), escrita em 1625 pelo dramaturgo inglês Ben Jonson, em uma montagem exclusiva para as câmeras de Furtado.

Controvérsias que ganharam destaque na imprensa brasileira como a acusação de abuso sexual em uma escola infantil em São Paulo e um discutível ataque a um político durante a campanha eleitoral de 2010 são alguns dos fatos abordados no longa. Os jornalistas são convidados a refletir sobre a profissão, o que é notícia, sobre veículos de comunicação, as transformações no jornalismo e sobre o seu processo de trabalho. 

Furtado entrevistou 13 jornalistas conhecidos pelo público: Bob Fernandes, Cristiana Lôbo, Fernando Rodrigues, Geneton Moraes Neto, Janio de Freitas, José Roberto de Toledo, Leandro Fortes, Luis Nassif, Mauricio Dias, Mino Carta, Paulo Moreira Leite, Raimundo Pereira e Renata Lo Prete

Os depoimentos são entrecortados por trechos encenados da peça de Jonson, trazendo um toque de humor. Escrita por um dos maiores dramaturgos do teatro elisabetano, a peça ironiza o fato de a notícia ter virado mercadoria, discute seu valor e até mesmo sua veracidade.

“O jornalista vê, escuta e conta. E se não enxergar com atenção e não escutar de fato, contar fica muito difícil”, analisa a jornalista Renata Lo Prete em um momento do documentário. Já Luis Nassif avalia que “o papel do jornalista é pegar aquele monte de informação, organizar, estruturar e dar uma lógica”. 

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?