Cinema | Notas

Documentário retratará o movimento das escolas de samba em Caxias do Sul

Change Size Text
Documentário retratará o movimento das escolas de samba em Caxias do Sul Mestre Batata. Foto: Antonio Valiente/Divulgação

Um documentário curta-metragem está sendo produzido em Caxias do Sul celebrando as escolas de samba e o movimento carnavalesco da cidade. O projeto De que lado que tu samba? O rufar do Mestre Batata abordará a história e a atualidade das escolas de samba do município. 

A personagem principal é o mestre de bateria Ivan Diego Feijó da Silva, mais conhecido como Mestre Batata, da Acadêmicos Pérola Negra. “A escolha desta personagem não se deu à toa. Entendemos que ela é a mais bem sucedida expressão dos percussionistas que relação com as baterias das escolas de samba”, explica o diretor do curta, Ernani Viana

Além dele, darão seu testemunho historiadores como Fabricio Romani Gomes e Lucas Caregnato, ambos com trabalhos na área da cultura, do samba e do movimento negro. Também serão ouvidos representantes do Clube Gaúcho, local que faz parte da história do samba caxiense. 

Recentemente, o músico Roberto Scopel, do projeto Beto e Suas Máquinas, gravou, na sede da Escola de Samba Acadêmicos Pérola Negra, a primeira sequência rítmica elaborada pelo Mestre Batata. A captação fará parte da trilha sonora original do documentário e de um clipe musical que o acompanhará. 

Os realizadores do documentário ainda pedem a colaboração da comunidade para conferir em seus acervos e compartilhar imagens dos festejos relacionados aos desfiles das escolas de samba em Caxias. Fotos, vídeos ou ainda entrevistas de rádio e TV são bem-vindos. A produção do filme fica responsável pela digitalização do material, se necessário. Quem puder contribuir pode entrar em contato pelo e-mail [email protected]. Ainda, o projeto se encontra nas redes sociais, Facebook e Instagram @dequeladoquetusamba. 

O projeto De que lado que tu samba? O rufar do Mestre Batata foi contemplado em março de 2021 pelo Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Fundação Marcopolo, com recursos oriundos da Lei nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc, na área Memória e Patrimônio.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?