Cultura | Edital | Notas

Edital Usina das Artes 2022 abre inscrições

Change Size Text
Edital Usina das Artes 2022 abre inscrições Casa D. Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (14/4), a Coordenação de Artes Cênicas da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) abre as inscrições para o Edital Usina das Artes. Pela proposta, serão contemplados seis coletivos, que ocuparão salas para ensaios, trabalhos de investigação cênica, oficinas e pequenas apresentações. Cada grupo receberá um auxílio de R$ 2,3 mil.

Podem participar, exclusivamente, grupos de artes cênicas que tenham realizado suas atividades de natureza artístico-cultural em Porto Alegre, de forma ininterrupta, nos últimos três anos, comprovadas mediante apresentação de folders de divulgação, programas de peças e de matérias publicadas na imprensa.

As inscrições devem ser feitas até 30 de maio pelo e-mail [email protected], contendo ainda: plano de trabalho, discriminando as atividades a serem desenvolvidas, visando o aproveitamento do espaço durante doze meses; anexos referidos e demais informações solicitadas no edital.

O Projeto começou em 2005, com a vontade de ocupar o Centro Cultural Usina do Gasômetro com grupos de teatro, circo e dança para pesquisa artística continuada em Porto Alegre. Com o fechamento da Usina, os grupos foram transferidos para uma nova casa na Rua Santa Terezinha.

O nome Ksa Santa Terezinha foi carinhosamente batizado pelos coletivos, que resistiram e o mantiveram para registrar a memória de uma construção cultural solidária. Atualmente, estão residentes os seguintes grupos: Cambada de Teatro Levanta Favela, Cia Espaço em Branco, Cia Rústica de Teatro, Depósito de Teatro GrupoJogo e Teatro Ateliê. Desde 2021, o Projeto de Descentralização da Cultura está sediado no Pavilhão ao lado, configurando o complexo como um espaço cultural chamado Casa D – Casa da Descentralização.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?