Cinema | Notas

“Edna”, de Eryk Rocha, é premiado no Chile após participação no festival de Telluride

Change Size Text
“Edna”, de Eryk Rocha, é premiado no Chile após participação no festival de Telluride Cartaz de "Edna"/Divulgação

Nesta semana o documentário Edna, de Eryk Rocha recebeu mais duas estatuetas para sua curta e já tão próspera trajetória: Prêmio Menção Honrosa do Júri – na 10ª Mostra Ecofalante (Brasil), e Prêmio de Melhor Direção – FICVIÑA – Festival Internacional de Cine de Viña del Mar (Chile). Além destes, também ganhou o Prêmio Menção Honrosa Especial no Pesaro Film Festival 2021 (Itália). O filme teve estreia nacional este ano no Festival É Tudo Verdade e mundial no Visions du Réel (Suíça).

“É uma alegria ter estreado Edna no festival internacional de Viña Del Mar, no Chile. Esse lugar tem uma importância histórica na formação e ebulição do Cinema Latino-Americano. Receber esse prêmio de melhor direção é um reconhecimento para essa equipe de criadores que inventou essa película comigo, em especial para a grande autora e poeta, Edna Rodrigues de Souza. Esse prêmio é para ela!”, celebra Eryk.

No ar no DMZ International Documentary Film Festival of South Korea (Coreia do Sul) e prestes a estrear no FICG  Festival Internacional de Cine en Guadalajara in México, foi confirmado como o único representante brasileiro da competição de longas documentais do 30º Festival de Biarritz (França), que acontece a partir do fim de setembro. 

Neste ano o filme já participou de dez festivais e deve anunciar novas seleções nos próximos meses. Entre eles, o renomado Telluride Film Festival, no Colorado – EUA, que habilita automaticamente o filme a se inscrever nas principais premiações estadunidenses, como o Cinema Eye Honors, Critics Choice Documentary Awards, IDA Docs e Film Independent Spirit Award

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?