Música | Notas

Emicida, Rincon Sapiência, Anelis Assumpção, MC Tha e Lenna Bahule na Festa dos Batuques Paulistas

Change Size Text
Emicida, Rincon Sapiência, Anelis Assumpção, MC Tha e Lenna Bahule na Festa dos Batuques Paulistas Foto: Wendy Andrade/Divulgação

Com o objetivo de unir artistas contemporâneos e as tradições caipiras de origem afro-brasileira presentes no interior de São Paulo, acontece entre os dias 3 e 6 de junho e também entre 10 e 13 do mesmo mês a Festa dos Batuques Paulistas, que apresentará shows, lives em comunidades e rodas de prosa. 

Entre as uniões promovidas pelo projeto, estão Rincon Sapiência com comunidades do Samba de Bumbo, MC Tha com o Jongo Dito Ribeiro (Campinas) e Anelis Assunção com Batuque de Umbigada (Capivari, Piracicaba e Tietê). Emicida estará numa roda de conversa inspirada pelo conceito do neosamba, presente no documentário AmarElo. O encerramento terá a cantora Lenna Bahule, de Moçambique, acompanhada pelo grupo local Associação Cultural Hodi.

As transmissões acontecem no canal do YouTube oficial do projeto. A iniciativa foi contemplada pelo Proac LAB e é apresentado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Participam da iniciativa artistas e grupos de tradição cultural como Samba de Lenço Mestre Tonho (Piracicaba), Samba de Bumbo Nestão Estevão e Jongo Dito Ribeiro (Campinas), Batuque de Umbigada (Capivari, Piracicaba e Tietê), Jongo do Tamandaré (Guaratinguetá), Samba de Roda da Dona Aurora (Vinhedo) e Samba de Bumbo do Cururuquara (Santana de Parnaíba).

A programação será aberta com uma intervenção poética de Carlos Assumpção e Roberta Estrela D’Alva, seguida de uma roda de conversa sobre o lançamento do livro Ngoma Chamou! Batuques em terreiros paulistas com os autores, que são lideranças de cultura popular. 

O projeto exibirá três lives em comunidades, em que os grupos de cultura tradicional se apresentam direto de suas casas ou em um espaço importante para a comunidade. “A formação dos grupos aconteceu em formato reduzido, com distanciamento adequado, seguindo os protocolos contra a Covid-19 e preservando as pessoas mais idosas ou de grupo de risco”, afirma Mayra Camargo, produtora do projeto.

As Rodas de Prosa ao vivo são outra atração. Serão cinco encontros virtuais com transmissão ao vivo pelo Youtube entre mestres, mestras, grupos de cultura e convidados para uma conversa sobre temas como os batuques paulistas, lideranças femininas na cultura popular e a importância da juventude na preservação das manifestações.

A programação reúne ainda festas virtuais, que acontecerão por meio de uma plataforma interativa e serão comandadas por DJs, além de uma feira virtual com produtos dos artistas e comunidades participantes.

Serviço
Festa dos Batuques Paulistas. De 3 a 6 de junho e de 10 a 13 de junho no YouTube. Mais informações podem ser obtidas no Facebook e no Instagram (@festadosbatuquespaulistas) e também no site oficial.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?