Agenda | Notas

Entrevista com Márcia Tiburi marca o lançamento da 55ª edição da Revista Sextante

Change Size Text
Entrevista com Márcia Tiburi marca o lançamento da 55ª edição da Revista Sextante Foto: Andrea Naestra/Divulgação

Nos dias 18, 21 e 23 de novembro ocorre o lançamento da 55ª Revista Sextante, produzida por alunos do curso de Jornalismo da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da  Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Assim como todo processo de produção, o lançamento será online. No no dia 23 de novembro, às 18h, as alunas irão entrevistar a filósofa, escritora, artista plástica e professora universitária Márcia Tiburi. As reportagens poderão ser acessadas a partir das 19h, no site www.ufrgs.br/sextante.

A Revista Sextante é uma tradicional revista experimental feita integralmente por alunos do curso de Jornalismo, sob orientação da professora Thaís Furtado. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a disciplina correu o risco de não ser realizada neste semestre.

A solução foi produzir a revista digitalmente. Além disso, esta edição contou com as  parcerias do portal Humanista, um laboratório experimental da Fabico, e do curso de Artes Visuais da universidade, em que os alunos criaram as ilustrações que acompanham as reportagens no site, orientados pela professora Paula Mastroberti.

O tema das reportagens surgiu a partir do que os estudantes viam por suas janelas, então as matérias variam desde a construção da janela, a privacidade, o trabalho da mulher na casa, adoção de animais, capacitismo até alergias. São 13 reportagens que contam histórias inspiradas pelas janelas dos repórteres.

 — Apesar das dificuldades enfrentadas por fazer uma revista tradicionalmente impressa de forma online, os alunos trouxeram um calor para a aula mesmo virtual, e, ao escolher o tema janelas, a produção ficou ainda mais interessante e as  reportagens ficaram muito boas — diz a professora Thaís.

segunda-feira, 23 de abril de 2024 | 18h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?