Artes Visuais | Notas

Escultura “Ferro e Dressa” chega a Porto Alegre

Change Size Text
Escultura “Ferro e Dressa” chega a Porto Alegre Foto: Bruno Varela/Divulgação

A escultura móbile Ferro e Dressa, de grandes dimensões (12m de comprimento por 3m de altura), do artista plástico porto-alegrense César Cony estará em exposição na capital gaúcha a partir de 15 de junho, no Parque Farroupilha, junto ao Monumento ao Expedicionário e próximo das feiras agroecológicas. 

Devido ao agravamento da pandemia e para evitar aglomerações, o artista optou pela suspensão do evento de lançamento previsto anteriormente. A escultura fica em exposição em Porto Alegre até o dia 25 de junho.

A escultura é estruturada com ferro moldado e dressas (tranças feitas de palha de trigo utilizadas pelos imigrantes italianos na confecção de cestas e chapéus, entre outros utensílios). A obra possibilita que os visitantes vivenciem uma conexão com a peça, que está projetada para permitir ao público uma experiência sensorial. O artista fez questão de imprimir interação e ludicidade à obra, que foi projetada para permitir movimento a partir de toques. Antes de chegar à capital, a escultura foi lançada em Antônio Prado (RS).

Cesar Cony incluiu alguns dos elementos estéticos significativos da arquitetura italiana de Antônio Prado, cidade onde ele reside atualmente e que abriga o maior conjunto brasileiro de casarios da arquitetura italiana, tombados e preservados pelo IPHAN. Entre esses elementos estão os lambrequins (rendas de madeira nos beirais das casas) e os óculos de porão (janelas circulares com grades de ferro que, ao mesmo tempo, protegiam e enfeitavam as casas). As dressas imprimem à obra a cultura agrícola e um tom dourado  que remete à ideia de uma “joia” natural. Foram utilizados cerca de 500kg de ferro e mais de 2.000 metros de dressas para compor a obra.

O projeto cultural Ferro e Dressa foi contemplado pelo edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) em parceria com a Fundação Marcopolo, com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc.

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?