Agenda | Dança | Notas | Teatro

Espetáculo “Flamenco Imaginário” estreia no Festival Funarte Acessibilidança

Change Size Text
Espetáculo “Flamenco Imaginário” estreia no Festival Funarte Acessibilidança Foto: Carlos Sillero/Divulgação

Flamenco Imaginário, montagem da Cia Del Puerto, é livremente inspirado na dramaturgia de O Corcunda de Notredame, de Vitor Hugo. O espetáculo estreia no 1° Festival Funarte Acessibilidança com recurso de audiodescrição e Libras, e adaptações pensadas especialmente para a transmissão em streaming. A estreia gratuita será no dia 7 de julho, às 20h, no canal da Fundarte no YouTube

Flamenco Imaginário é um espetáculo para crianças, mas é indicado a todos os públicos. As intérpretes trazem à cena um espetáculo lúdico e criativo, uma trilha sonora composta especialmente para a obra, fazendo o espaço cênico se transformar em um lugar mágico, provocando a imaginação e os sentidos dos espectadores.

Sobre a edição especial

A inserção dos recursos de acessibilidade (audiodescrição e Libras) se deu a partir da segunda temporada, ainda em 2016, e dali em diante nunca mais cogitamos a possibilidade de realizarmos o espetáculo sem eles. Mas cabe ressaltar que, para essa edição especial, onde além dos recursos de acessibilidade comunicacional plena, realizou-se uma transposição da linguagem da interpretação ao vivo para a atuação online, necessidade que se fez realidade em 2020, ano marco da quarentena Covid19.

O Festival Funarte Acessibilidança foi criado a partir das ações do Prêmio Festival Funarte Acessibilidança Virtual 2020. No concurso, foram premiados 25 projetos de vídeos de espetáculos que promovem o acesso de todos. O objetivo do processo seletivo é valorizar e fortalecer a expressão da dança brasileira, bem como fomentar a democratização, a inclusão e a acessibilidade.

Com a iniciativa, a Funarte busca implementar novas ações a partir do uso das mais recentes tecnologias, estendendo, assim, um novo modelo para todo o Brasil. O coordenador de Dança da Fundação, Fabiano Carneiro, ressalta a importância de levar essa linguagem artística à população durante o período de distanciamento social. “Estamos estreando o Festival Funarte Acessibilidança, um projeto inédito com foco na acessibilidade e na inclusão. Ao longo dos próximos meses, serão apresentados espetáculos de dança das cinco regiões do Brasil, plenamente acessíveis ao público, contemplando uma enorme diversidade na sua programação”, explica o coordenador.

A agenda do Festival começou no dia 16 de junho, com os contemplados da região norte do país. Mensalmente, serão exibidos os espetáculos premiados de cada uma das cinco regiões do Brasil, por meio do canal da Fundação no YouTube. As ações também serão divulgadas no Portal da instituição e nas redes sociais da Funarte. No decorrer das apresentações, o coordenador de Dança da Funarte, Fabiano Carneiro, participará de uma live com diretores, artistas e convidados.

quarta-feira, 07 a 07 de julho de 2021 | 20h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?