Fotografia | Notas

Estudo sobre coleção de Luiz Carlos Felizardo é agraciado com a Bolsa Funarte

Change Size Text
Estudo sobre coleção de Luiz Carlos Felizardo é agraciado com a Bolsa Funarte Foto: João Urban/Divulgação

O projeto Estudo preliminar sobre a coleção fotográfica de Luiz Carlos Felizardo, desenvolvido por Denise Stumvoll, Mestre em Artes Visuais, PPGAV/UFRGS, antropóloga e pesquisadora de processos fotográficos históricos e sua conservação, foi agraciado com a Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange ZúñigaAções e estudos sobre conservação e restauração de fotografia no Brasil.

A ação integra o Programa Funarte de Toda Gente e, com essa iniciativa,  a instituição pretende promover a produção de bibliografia direcionada a profissionais e estudantes dessas áreas, assim como estimular a difusão de conhecimento e de experiências ligadas a esses temas.

A Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga é realizada por meio do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF), integrante do Centro de Artes Visuais da Funarte.

O diagnóstico será realizado durante 10 meses, em um acervo de negativos e fotografias processadas, que soma aproximadamente 18.000 negativos e 800 ampliações em papel fotográfico processadas pelo artista em seu laboratório em diversos tipos, superfícies e tamanhos.

A bolsa permitirá a realização de um trabalho que irá valorizar o acervo fotográfico e ampliar o acesso à coleção, a partir de projetos com ações de conservação e restauração , além de divulgar os produtos finais deste projeto utilizando as novas tecnologias de compartilhamento na comunidade de fotógrafos, conservadores, pesquisadores, estudantes e público afim.

Felizardo, neste ano, recebeu o Prêmio Açorianos de Artes Visuais – Destaque do Júri e o Mérito Cultural na Fotografia, da Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil na categoria Produção de Obra Fotográfica, ao lado de nomes do peso como Luís Humberto Martins Pereira, Maureen Bisilliat e Claudia Andujar.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?