Artes Visuais | Cultura | Notas

Exposição de Geraldo de Barros ganha visita 360 graus e sua obra vira tema do Caderno do Professor do Itaú Cultural

Change Size Text
Exposição de Geraldo de Barros ganha visita 360 graus e sua obra vira tema do Caderno do Professor do Itaú Cultural Foto: Agência Ophélia/Divulgação

A mostra Geraldo de Barros – Imaginário, Construção e Memória, exposta em três andares do Itaú Cultural, agora também pode ser visitada virtualmente no site da instituição em um passeio 360 graus guiado por comentários dos curadores Lorenzo Mammi e Michel Favre, em. Ainda, por meio da nova edição do Caderno do Professor, disponibilizada na Enciclopédia Itaú Cultural a partir de 27 de agosto, os alunos poderão conhecer e estudar em sala de aula os trabalhos na pintura, fotografia e gravura desse artista diverso e original.

Lorenzo Mammi, responsável pela curadoria dos dois primeiros pisos da exposição, inicia a condução da visita. No 1º andar, o público é convidado a explorar a relação entre imaginário e abstração formal nos trabalhos de Geraldo de Barros a partir das influências do artista Paul Klee. A seção é conduzida pela fotografia, desde os experimentos juvenis até a produção tardia das Sobras, e inclui também desenhos, gravuras e pinturas de diferentes fases. 

Esta edição do Caderno do Professor, intitulada Geraldo de Barros: Experimentos e Abstrações, além de apresentar sua obra, sugere diferentes experiências aos alunos baseadas nos processos de produção do artista, a partir de materiais de fácil acesso, como fotografias impressas, revistas, celofane e papéis diversos. O primeiro contato com os trabalhos do artista é com A Menina do Sapato e Sem Título, ambas de 1949, quando o educador sinaliza a linguagem visual das duas, como pontos, linhas, formas, texturas, composições, ritmos, movimento e equilíbrio. 

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?