Cultura | Notas

Fabiane Pereira participa da coluna Um Certo Alguém, do site do Itaú Cultural

Change Size Text
Fabiane Pereira participa da coluna Um Certo Alguém, do site do Itaú Cultural Foto: Maria De La Gala/Divulgação

Nesta quinta-feira (5/8), entra no ar a nova edição de Um Certo Alguém, no site do Itaú Cultural, dessa vez a entrevistada é a jornalista, apresentadora, curadora, escritora, roteirista, programadora e pesquisadora musical Fabiane Pereira. A criadora do canal Papo de Música, no YouTube, afirma que faz do trabalho sua grande bandeira para democratizar a cultura. “Sou entusiasta do meu país e das lutas identitárias”, completa ela na troca de ideias com os jornalistas do Núcleo de Comunicação da organização. 

Nas entrevistas publicadas em Um Certo Alguém, são feitas quatro perguntas aos entrevistados: qual é a história de sua maior saudade? o que o emociona no dia a dia? como você se imagina no amanhã? e quem é? Elas abordam passado, presente e futuro, de forma a aproximar, a cada nova edição da série, público e personalidades do universo da arte e da cultura. 

Fabiane conta que tem saudades do que não viveu com o pai. “Ele morreu no ano em que me formei jornalista e foi o maior incentivador da minha escolha profissional. Ele costumava dizer que jornalismo era para intelectuais e corajosos.” No dia a dia, ela se sente emotiva. “Não sei se pelos tempos difíceis que passamos ou pela lua em touro. A arte me emociona muitíssimo, todo tipo de arte e, especialmente, a música. Livros também me atravessam de um jeito profundo”, revela a também escritora, que em 2017 lançou seu primeiro livro de crônicas, AmadorA.

No futuro, ela se imagina primeiramente lúcida e saudável, como a avó que completou 100 anos em maio, mas logo emenda no enredo das urgências: “falando de um amanhã mais próximo, quero viver em um país com mais justiça social e racial”. Isso tudo, sem esquecer de seu principal projeto. “Quero levar o Papo de Música para a TV abeta”. Ela percebe a si mesma, em suas próprias palavras, como uma mulher intensa, ariana torta que vive de amor profundo.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?