Cinema | Notas

Fantaspoa é eleito um dos maiores festivais de cinema fantástico do mundo

Change Size Text
Fantaspoa é eleito um dos maiores festivais de cinema fantástico do mundo Imagem do filme "Tóxico" da edição 2020. Foto: Divulgação

O Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre foi listado pela norte-americana MovieMaker Magazine em sua relação anual dos mais relevantes festivais de cinema de gênero do mundo.

A publicação, que é uma das maiores referências da indústria cinematográfica, já havia destacado o Fantaspoa em 2018, com uma matéria exclusiva, e figurou o evento brasileiro em sua listagem de 2019. Trata-se de importantíssima chancela ao festival, apontando ainda mais o Fantaspoa como o mais importante festival de cinema fantástico da América Latina.

O reconhecimento é uma demonstração clara da importância do fomento à cultura no País. Segundo os organizadores João Fleck e Nicolas Tonsho, “os patrocínios recebidos foram essenciais para o desenvolvimento do projeto, sem os quais provavelmente o festival não existiria hoje em dia”.

Apoiado por nove edições consecutivas, o Fantaspoa teve que ser financiado coletivamente em 2020 e, até o momento, sua edição de número 17 não tem patrocinador confirmado.

Único representante sul-americano na lista da MovieMaker, o Fantaspoa é o mais longevo festival de cinema de Porto Alegre. Devido à pandemia do Coronavírus, foi o primeiro grande evento fílmico do continente a ser realizado de forma inteiramente virtual e gratuita. Possibilitou, dessa maneira, que pessoas de todo o Brasil participassem, obtendo público recorde de mais de 70.000 espectadores.

A décima sétima edição do Fantaspoa será realizada novamente de forma virtual, no primeiro semestre de 2021. As inscrições para obras participarem do festival estarão abertas até o dia 31 de janeiro de 2021, em www.filmfreeway.com/fantaspoa.

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?