Agenda | Artes Visuais | Notas

Farol Santander Porto Alegre abre exposição “Transversalidade” do artista gaúcho Frantz

Change Size Text
Farol Santander Porto Alegre abre exposição “Transversalidade” do artista gaúcho Frantz Obra da exposição "Transversalidade"/Divulgação

A partir de 27 de julho, o Farol Santander Porto Alegre exibe a exposição Transversalidade, com 22 obras de Frantz nunca antes exibidas. A mostra inédita tem curadoria de André Severo, coordenador geral do Farol Santander Porto Alegre, e explora diferentes linguagens artísticas que se encontram no processo criativo e investigativo de Frantz em relação à pintura. A programação estará disponível ao público até 31 de outubro.

Em Transversalidade, Frantz se apropria de pinturas, fotografias, páginas de livros e catálogos de arte para criar uma mostra densa e instigante, capaz de acionar as capacidades perceptivas, imaginativas e reflexivas do espectador, ao tornar híbridas as categorias da pintura e fotografia.

Variando entre registro pictórico (gênero ligado à pintura), apropriação e colagens, as obras apresentadas pelo artista nesta mostra subvertem as maneiras mais usuais em relação a como a fotografia é geralmente incorporada por pintores contemporâneos, construindo pontes entre a materialidade da pintura, a virtualidade das fotos e os significados contidos (ou escondidos) na imagem.

“A exposição de Frantz, intitulada Transversalidade, revela as investigações desse artista inquieto, que se autodenomina um pintor que não pinta e utiliza diversas vertentes para compor sua obra. Por meio de projetos como esse, que trazem grande impacto visual e reflexivo, o Farol Santander Porto Alegre fortalece sua missão de estimular a cultura e despertar a criatividade desse público cada vez mais dinâmico, imaginativo e plural”, afirma Patrícia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil.

A parceria inconsciente de outros artistas para realização do trabalho de Frantz é, sem dúvida, uma das características marcantes e curiosas de seu percurso. Natural de Rio Pardo (RS), o artista forra paredes e pisos de outros ateliês e estúdios por um longo período de tempo.

A partir das dinâmicas de trabalho destes outros nomes da arte e da ação natural do tempo sobre os ambientes, Frantz se apropria das imagens formadas por pingos de tintas, pisadas de sapatos, líquidos, pós e inúmeros outros elementos, que vão sendo depositados ao longo de anos. Após esse processo, a lona é retirada e Frantz inicia o recorte que dará origem às suas obras que, provenientes de distintos endereços, questionam a noção de autoria.

Para zelar pela segurança e saúde de seu público e funcionários, haverá medição de temperatura e tapetes sanitizantes e secantes para ingresso no prédio, será obrigatório o uso de máscaras, dispensers de álcool em gel estarão disponíveis em todos os andares do edifício e o ambiente também contará com sinalizações para que todos respeitem o distanciamento de 1,5 metro. O Farol ainda reforçou o serviço de limpeza e higienização de todo o prédio. A capacidade total de público neste momento está sendo controlada pelas equipes do Farol e se resume a, no máximo, 100 visitantes por hora.

Serviço

Farol Santander Porto Alegre – Exposição Transversalidade
Horários: 10h às 19h (terça a domingo)
Capacidade momentânea: 50% do público
Ingressos: R$ 15,00 (visitação completa ao Farol Santander)
Vendas: plataforma Sympla
Crianças de até 2 anos e 11 meses não pagam ingresso. A partir dos 3 anos, pagam meia entrada e, a partir dos 12 anos, é necessária a apresentação de RG e carteirinha de estudante para o pagamento da meia.
Classificação: Livre
Acessibilidade: Rua Cassiano Nascimento – acesso lateral / toaletes e elevadores adaptados, rampas de acesso.

terça-feira, 27 a 27 de julho de 2021 | 10h00 - 19h00

Farol Santander Porto Alegre (Rua Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico, Porto Alegre, RS)

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?