Fotografia | Notas

FestFoto anuncia tema, nova marca e convocatória para edição de 2021

Change Size Text
FestFoto anuncia tema, nova marca e convocatória para edição de 2021 Wendy Sacks Love Waits, EUA, 2018. Foto: FestFoto/Divulgação

Iniciando a programação da 14ª edição do Festival de Fotografia, o FestFoto lança o tema Fotografia e Silêncio – Nuvens de Escuta e abre inscrições para a convocatória do Fotograma Livre, de 8 de outubro a 1º dezembro de 2020.

Após uma inédita edição online em 2020, o Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre apresenta uma nova marca para a edição 2021, trazendo ares mais contemporâneos à sua comunicação. Novos conteúdos serão disponibilizados nas redes so festival, marcando a transformação digital que vem passando, resultado da adaptação do Festival às medidas de restrição e combate ao Covid-19 que impossibilitaram a realização do evento presencial.

Para muitos, 2020 foi um ano de espanto, isolamento e indiferença em trincheiras domésticas. No ruidoso e hiperconectado distanciamento, as dúvidas e inseguranças fizeram calar. A pandemia forçou espaços de silêncio para rever nosso entendimento sobre a vida, a morte e a relação com o Planeta.  

Fotografia e Silêncio – Nuvens de Escuta, propõe uma programação centrada na reflexão de cada artista sobre as imagens que podem traçar um roteiro visual acerca das relações sociais e da humanidade e da sua relação com o planeta, a partir do silêncio imposto pela pandemia e os acontecimentos que se precipitaram neste ano.

A partir do tema proposto, fotógrafos e fotógrafas podem fazer suas inscrições na convocatória do Fotograma Livre, nas categorias de Projetos Multimídia e de Portfólios, contemplando todas as linguagens em narrativas audiovisuais. Serão selecionados 20 trabalhos para exibição na programação de projeções digitais do festival em 2021.

Além da convocatória do Fotograma Livre, o festival deve anunciar ainda em outubro as inscrições para Leituras de Portfólio, e uma inédita convocatória chamada Novos Rumos, voltada para a leitura de portfólios de fotógrafos e fotógrafas em início de trajetória, e que desejam entender melhor suas próprias poéticas. 

Os conteúdos e lançamentos futuros podem ser acompanhados pelo perfil do festival no Facebook (@festfotopoa), e Instagram (@festfotopoa), ou ainda pelo canal do YouTube, que reúne toda a programação exibida na edição de 2020.

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?