Cinema | Notas

Festival de Filmes Teixeirinha percorre cidades do RS

Change Size Text
Festival de Filmes Teixeirinha percorre cidades do RS "Na Tilha da Justiça". Foto: Divulgação

Por muitos anos a música e a voz de Teixeirinha chegaram aos recantos mais longínquos do Brasil, através das ondas do rádio, agora chegou a vez da sua obra cinematográfica circular pelo Rio Grande do Sul pelo Festival de Filmes Teixeirinha. Durante o evento itinerante, em cada cidade, a proposta é apresentar doze filmes, estrelados entre 1967 e 1981, que mostram a trajetória vitoriosa, contam com produção, atuação e roteiro deste que foi um dos primeiros artistas pop do país. São comédias, dramas e aventuras que revelam cenas de sua intimidade em andanças pelos palcos do país e do exterior.

A abertura do projeto acontece dia 26 de maio, às 19h, em Rolante, local de nascimento de Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha. Inicia com apresentação, na Rua Coberta, da música Querência Amada Coro Municipal de Rolante sob a regência do maestro Giovani Costa, segue com a projeção do filme Coração de Luto

Durante o fim de semana, na sequência, os conterrâneos poderão assistir, no Centro Cultural da Cidade, os outros onze filmes que integram a programação (Motorista sem Limite, Ela Tornou-se Freira, Teixeirinha a 7 Provas, Pobre João, A Quadrilha do Perna Dura, Carmem a Cigana, Na Trilha da Justiça, O Gaúcho de Passo Fundo, Meu Pobre Coração de Luto, Tropeiro Velho e A Filha de Iemanjá). Desde a década de sessenta estes filmes foram vistos por mais de dez milhões de pessoas e em todo Brasil Teixeirinha vendeu mais de cento e noventa milhões de discos.

O Festival segue até dezembro, com previsão de apresentação em cerca de cento e cinquenta municípios, mais de mil e duzentas sessões para um público de 200 mil pessoas, sempre com uma exibição de rua, em espaço aberto, e as demais em Centros Culturais, Ginásios, Teatros do Sesc e Comunidades Agrícolas.

RELACIONADAS
;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?