Cinema | Notas

Festival do Cinema Italiano terá sessões online e presenciais em 38 cidades

Change Size Text
Festival do Cinema Italiano terá sessões online e presenciais em 38 cidades Siccità. Foto: Divulgação

A edição 2022 do Festival de Cinema Italiano já tem data confirmada. O evento acontecerá de 4 de novembro a 4 de dezembro de forma presencial e online, e exibirá, ao todo, 33 longas entre inéditos e a retrospectiva Musas do Cinema Italiano. A abertura acontecerá no dia 03 de novembro, apenas para convidados no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.

Neste ano, a versão presencial selecionada do Festival acontecerá em 49 salas em cerca de 38 cidades do país, e a versão completa de todos os filmes no streaming estará disponível em todo território nacional na plataforma acessada pelo site do Festival. As sessões, tanto presenciais quanto online, são gratuitas. E, como no ano passado, o filme mais assistido receberá o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano.

A seleção contemporânea destaca o melhor do cinema produzido na Itália nesta temporada, contemplando uma diversidade de temas e formatos. Filmes exibidos em importantes festivais pelo mundo fazem parte do evento. O escolhido para representar Itália no Oscar 2023 Nostalgia, de Mario Martone, teve première mundial no Festival de Cannes, exibido na competição oficial, e com Pierfrancesco Favino, como protagonista, esse filme é o único que terá apenas sessões presenciais.  

Do Festival de Veneza vêm Siccità (Seca), de Paolo Virzì, que recebeu os Prêmios Francesco Pasinetti 2022, dado pelos Jornalistas Cinematográficos Italianos e Soundtrack Stars Award de melhor trilha sonora; a comédia Acqua e Anice (Água e Anis) com direção de Corrado Ceron, e traz Stefania Sandrelli, no elenco; e Il Bambino Nascosto (O Garoto Escondido), de Roberto Andò. Já Calcinculo (Carrossel), de Chiara Bellosi, estreou no Festival de Berlim de 2022.

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?