Cinema | Notas

Festival do Rio abre com filme de Pedro Almodóvar

Change Size Text
Festival do Rio abre com filme de Pedro Almodóvar "Madres Paralelas". Foto: reprodução

Pedro Almodóvar volta a abrir o Festival do Rio em grande estilo. O aguardadíssimo novo longa do diretor espanhol, Madres Paralelas, será exibido na noite de abertura do Festival do Rio, que acontece de 9 a 19 de dezembro, depois de poucas exibições em grandes festivais. 

O filme, previsto para estreia na Netflix em 2022 e em cinemas selecionados da região em 2022, traz no elenco duas atrizes símbolo do cinema icônico de Almodóvar, Penélope Cruz e Rossy de Palma, além de Aitana Sánchez-Gijón, Milena Smit e Israel Elejalde. Mais uma homenagem de Almodóvar ao universo feminino.

No Panorama Especial desta edição, estão o vencedor do Urso de Ouro em Berlim Má Sorte No Sexo Ou Pornô Acidental (Bad Luck Banging or Loony Porn), de Radu Jude; o Urso de Prata de Melhor Direção A Mulher Que Fugiu, de Hong Sang-soo; e o ganhador do Grande Prêmio do Júri de Cannes Compartment nº 6, de Juho Kuosmanen. Outros esperados de Cannes, Benedetta, de Paul Verhoeven; a Palma de Ouro Titane, de Julia Ducorneau; Memoria, de Apichatpong Weerasethakul; e a animação japonesa Belle, de Mamoru Hosoda

Diretoras consagradas estarão presentes com seus filmes: Cow, de Andrea Arnold; Pequena Mamãe (Petite Maman), de Celine Sciamma; O Homem Ideal (I’m Your Man), de Maria Schrader; e A Fratura, de Catherine Corsini. A seleção internacional traz também filmes dos consagrados Kenneth Branagh (Belfast),) Nanni Moretti (Tre Piani) e Woody Allen (Festival do Amor). O Beco do Pesadelo, de Guillermo del Toro, será a grande gala de encerramento desta edição de 2021. Um panorama compacto e especialíssimo para o público.

Além dos filmes premiados em festivais internacionais selecionados para o Panorama Especial desta edição, o Festival do Rio apresenta duas mostras homenagem. O rigor visual deslumbrante do cineasta chinês de Hong Kong, Wong Kar-Wai, ganha uma mostra com cinco filmes que serão exibidos novamente nas salas de cinema, em cópias 4K restauradas, incluindo os premiadíssimos Felizes Juntos e Amor à Flor da Pele.

RELACIONADAS

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito